
Carolina Deslandes, 28 anos de idade, foi uma das premiadas na edição deste ano dos Globos de Ouro. Foi ela a vencedora na categoria de Melhor Música, com o tema 'A Vida Toda'. No discurso feito no Coliseu dos Recreios quando recebeu o galardão, ontem, domingo, 29, faltaram-lhe as palavras, não conseguiu dizer tudo o que lhe estava no peito.
Esta segunda-feira, Deslandes regressou às redes sociais para revelar o que não disse na gala apresentada por Cristina Ferreira. A cantora quis partilhar algo de muito íntimo, algo que nunca tinha tornado público: revelou que o filho mais velho, Santiago, de 3 anos de idade, é autista. "O Santiago sofre de uma perturbação do espectro do autismo. Foi um caminho longo, de braço e de coração dado, que nos levou a pedir ajuda e a entrar dentro deste universo encantado em que ele vive", partilhou a cantora.
Se "o autismo continua a ser visto como um problema", como "algo que torna as pessoas diferentes e esquisitas", a cantora tem um outro olhar: "Pois eu olho para o Santiago e acho que os esquisitos somos nós". "O nosso filho é especial. Não no sentido prejurativo, não sentido mais completo e literal que existe: é a criança mais especial que conheço. É um mundo com mundos por dentro", descreveu.
Recorde-se que Carolina Deslandes é ainda mãe de Benjamim, de 2 anos, e Guilherme, de 9 meses. Todos fruto da relação que mantém com o também músico Diogo Clemente, ex-marido da fadista Carminho.
Leia a mensagem completa de Carolina Deslandes: "Ontem quando subi ao palco não disse nada do que queria dizer. Acho que há momentos da vida em que nos faltam as palavras, e é essa a beleza disto tudo. Ainda assim, ficou um vazio. Há um ano e meio que digo para mim, que se algum dia estiver numa posição de ser ouvida por muita gente e poder fazer a diferença, vou falar sobre este assunto. Nunca o fiz, nunca o fizemos. A semana passada quando gozavam e ridicularizavam a Greta pela sua maneira 'estranha' de falar, pensei em pronunciar-me e mais uma vez não o fiz.
Hoje acordei e pensei que não quero falhar ao meu filho, e acima de tudo, não quero falhar às tantas crianças 'estranhas' que são catalogadas e postas de lado numa sociedade que se debruça pouco ou nada sobre aquilo que não conhece.
O Santiago sofre de uma perturbação do espectro do autismo. Foi um caminho longo, de braço e de coração dado, que nos levou a pedir ajuda e a entrar dentro deste universo encantado em que ele vive.
O autismo continua a ser visto como um problema. Algo que torna as pessoas diferentes e esquisitas. Pois eu olho para o Santiago e acho que os esquisitos somos nós.
Com o nosso filho entendi que as palavras são o meio mais fácil de comunicar, mas não o mais bonito. Ainda sem falar, o Santiago já me disse os mais bonitos poemas, já me mostrou cores no mundo que eu não sabia que existiam, já me disse que me amava ao roçar o seu nariz no meu e ao encostar a cabeça no meu peito. Vê-lo superar-se a cada dia, vê-lo partilhar e crescer é um privilégio. E eu hei-de estar sempre lá na primeira fila, a aprender tudo o que ele quer ensinar.
O nosso filho é especial. Não no sentido prejurativo, mas no sentido mais completo e literal que existe: é a criança mais especial que conheço. É um mundo com mundos por dentro.
Um em cada nove crianças sofre de uma perturbação do espectro do autismo. É urgente criar meios de integração no nosso ensino, é urgente informar as pessoas sobre isto, é urgente a inclusão.
Sejam bondosos com os caminhos dos outros. Eles passam por ruas que nós não imaginamos."