'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Autárquicas

Dos hospitais para os corredores da política: Manuel Pizarro, o ex-ministro que adora estar nos tascos do Porto entre os militantes e que quer ser o presidente da cidade

Nasceu em Coimbra mas a cidade do seu coração é a Invicta, onde sempre viveu. O antigo ministro da Saúde quer o lugar que Rui Rio vai deixar vago.
Por FLASH! | 10 de outubro de 2025 às 18:22
Dos hospitais para os corredores da política: Manuel Pizarro, o ex-ministro que adora estar nos tascos do Porto entre os militantes e que tenta a Câmara pela terceira vez
Manuel Pizarro numa caminhada pela Foz do Douro, Porto
Manuel Pizarro durante uma caminhada pela Foz do Douro, Porto
Manuel Pizarro tenta a Câmara do Porto pela terceira vez
Manuel Pizarro tenta ganhar a Câmara do Porto pela terceira vez
Manuel Pizarro numa caminhada pela Foz do Douro, Porto
Manuel Pizarro durante uma caminhada pela Foz do Douro, Porto
Manuel Pizarro tenta a Câmara do Porto pela terceira vez
Manuel Pizarro tenta ganhar a Câmara do Porto pela terceira vez

Homem de sorriso fácil, Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro nasceu em Coimbra em 1964 mas viveu toda a sua vida no Porto, cidade da qual agora quer ser presidente da câmara. "Nasci em Coimbra, mas foi mesmo por acidente, porque a minha mãe estava a visitar o meu avô, e moro no Porto desde os 15 dias", esclareceu o candidato socialista à revista 'Sábado'.

 Esta é a terceira vez que o antigo ministro da Saúde se candidata à Câmara do Porto, tendo a primeira sido em 2013, ano em que o atual presidente Rui Moreira conquistou a autarquia e atribuiu os pelouros da Habitação e Ação Social a Pizarro, no âmbito de um acordo de governação.

Nas autárquicas de 2017, o movimento de Rui Moreira recusou o apoio do PS à sua recandidatura devido a uma alegada tentativa de interferência nos lugares que os socialistas ocupariam na lista, o que levou o PS a apresentar Pizarro como candidato.

Antes de se aventurar na política, o candidato do Partido Socialista, fez a sua carreira como médico depois de se ter licenciado em Medicina na Universidade do Porto. Foi também na Invicta que trabalhou como médico no Centro Hospitalar e Universitário de São João e diretor clínico do Hospital da Ordem da Trindade. Quem o conhece bem diz que nunca será tão “bom político como é médico."

Mas a política teve um apelo especial. Ter-se-á filiado com 14 anos e chegou a ser eleito para a Junta de Freguesia de Ramalde, pelos comunistas – a Comissão de Jovens, que ajudou a criar, já fazia parte da Juventude Comunista Portuguesa. Só cerca de uma década depois aderia ao PS.

Não é por acaso que o seu “perfil político” é apontado como uma vantagem para o cargo. “Contava-se uma história que, quando o Trotsky estava a discursar no palanque, o Estaline andava pela assistência a cumprimentar os militantes, um por um, e sabia também o nome das suas mulheres e filhos. O Pizarro é o Estaline”, diz um colega que já trabalhou com ele à 'Sábado'. “É o tipo de cacique que passa os fins de semana nos tascos dos militantes de base, vive e respira política”, acrescenta.

Manuel Pizarro foi escolhido em 2022 para ministro da Saúde, cargo que ocupou até 2024, tendo sido responsável pela criação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e das Unidades Locais de Saúde (ULS). Entre 2008 e 2009 foi secretário de Estado da Saúde e, entre 2009 e 2011, secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Foi eurodeputado entre 2019 e 2022, e presidente da delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu, substituindo no cargo Carlos Zorrinho. Manuel Pizarro tem no currículo múltiplas publicações científicas na área da sua especialidade, nomeadamente sobre hipertensão e doenças autoimunes.

Foi deputado do PS na Assembleia da República (2005-2013), tendo integrado a Comissão Parlamentar de Saúde. A Câmara do Porto é atualmente liderada pelo independente Rui Moreira, que não poderá recandidatar-se por atingir o limite de mandatos permitido por lei.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável