
Ao longo dos anos, as cenas de sexo nas novelas portuguesas começaram a tornar-se cada vez mais ousadas e frequentes e já são encaradas com maior naturalidade pelos telespectadores.
'Jogo Duplo', a novela da TVI, e 'Madre Paula', série recentemente transmitida na RTP, não são exceção.
Mas... e o que dizem as atrizes que protagonizam essas cenas íntimas, expondo o corpo – mesmo que não na totalidade – a milhares de portugueses?
Paula Neves, a 'Marta' de 'Jogo Duplo', afirma que durante as cenas de sexo sente-se confiante... mas o sentimento muda quando as câmaras param de filmar.
"Não estou nada preparada. Nunca. Quando faço as cenas sou super confiante mas quando saio de estúdio fico a pensar que fiz asneira", contou. No entanto, Paula também confessou que não deixa o marido, Ricardo Duarte, assistir às cenas íntimas em que participa.
"Nunca! Por defesa e proteção", começa por dizer a atriz. "Não é que ele seja ciumento... pelo menos sem ver as cenas não é", diz, com uma gargalhada bem disposta. "Nunca o deixo ver nada e ele também não quer.... e eu agradeço. Quando lhe mostro um trabalho faço uma selecção das cenas do que estou a fazer e é isso que ele vê. E o Ricardo diz que está bem assim. Mais que isso não!", revela.
Joana Ribeiro deu vida à personagem central de 'Madre Paula', protagonizando várias cenas 'calientes' com o ator Paulo Pires. "Eu tento compreender a personagem e estou nela quer seja a cozinhar, quer seja a ter relações com alguém. As mais ousadas são simplesmente mais coreografadas", explicou, acrescentando, divertida: "E depois, é uma coisa que toda a gente sabe fazer".
Fernanda Serrano, que interpreta 'Maria João' em 'Jogo Duplo', admite simplesmente: "É uma personagem muito divertida, enérgica e também fogosa, mas as mulheres por natureza são". A atriz diz ainda, atrevida, que 'Maria João' "requer energia extra".