
Foi no dia 16 de abril de 2006 que Portugal acordou com uma notícia trágica: Francisco Adam, o Dino dos ‘Morangos’ tinha sido vítima de um acidente de viação, acabando por falecer aos 22 anos de idade.
Numa altura em que ‘Morangos com Açúcar’ era uma das séries com maior impacto cultural no país, foi nesse dia também que um ídolo de muitos e muitas jovens se foi, deixando como herança a imagem da personagem de Diana Chaves a olhar para um balão de ar quente a subir, antes de ser abraçada pelo resto do elenco, numa cena que significava o adeus de Dino, mas simultaneamente uma homenagem dos seus colegas a um amigo que partiu demasiado cedo.
Um deles, Diogo Valsassina - que na série interpretava Tojó, um dos amigos de Dino - utilizou esta sexta-feira o seu Instagram pessoal para recordar Francisco Adam, com uma imagem dos dois junto da descrição ‘15’, levando vários seguidores a deixar as suas lembranças do falecido ator.
Mas o que aconteceu exatamente? Francisco Adam e dois amigos tinham marcado presença numa discoteca em Coruche para uma sessão de autógrafos, que durou três horas e meia, quando o ator perdeu o controlo do carro e embateu num eucalipto junto ao campo de tiro de Alcochete, com a autopsia a confirmar o consumo de álcool e cocaína. Esta versão foi negada na altura por Filipe Diegues, o único sobrevivente, em conversa com a Caras, "excesso de álcool não foi, eu vi que o Francisco só bebeu água", conta o melhor amigo do ator que partiu o vidro do seu lado, para que conseguisse sair do carro e chamar o INEM.
O outro passageiro, Osvaldo Serrão, ainda estava vivo - os ferimentos acabariam por vitimá-lo 12 dias depois - enquanto que, segundo Filipe, Francisco Adam tinha a cara no airbag: "Tentei ver se reagia ao medir a pulsação, mas no meio do pânico não quis perceber a verdade. Depois parou um carro e fui novamente para junto do Chico e foi nessa altura que percebi que o coração não batia. Pedi-lhe para não morrer, mas morreu à minha frente."
O papel na terceira temporada da série da TVI era apenas o início da carreira do jovem ator, tendo nesta contracenado com nomes como Joana Duarte, Ana Guiomar, Diana Chaves, Diogo Valsassina, Mariana Monteiro, Luís Lourenço, Inês Castel-Branco, Dânia Neto, Paula Neves, Jéssica Athayde ou Francisco Côrte-Real.