
O estado de saúde de João Ricardo, de 53 anos de idade, está cada vez mais debilitado mas as pioras não são recentes.
Depois de lhe ter sido diagnosticado um tumor na cabeça, a 7 de outubro de 2016, e de ter sido operado de urgência no dis seguinte, a vida do actor nunca mais foi a mesma.
Meses depois de ter sido operado, e depois de ter voltado ao trabalho com um papel na novela 'Espelho d'Água', da SIC, João Ricardo voltou a acusar sinais de cansaço e teve que ser novamente internado. Foi aí que os médicos se depararam com o pior cenário: o actor não estava a tomar a medicação recomendada e crucial para o não desenvolvimento do tumor na cabeça.
"Uma amiga achou-o muito mais cansado e outras coisas estranhas. Ele foi para o hospital e esteve internado uma noite, onde se verificou, nas análises, que ele não estava a tomar a medicação em condições e daí o estado dele, de não estar em forma e ir-se abaixo", conta uma fonte próxima do ator à 'Nova Gente'.
Foi nessa mesma altura que o rosto da SIC recebeu a pior notícia. "Viram que o tumor voltou a aparecer, estava a afetar o sistema nervoso central, que ele estava a piorar e a médica enviou uma carta a dizer que era melhor ele abrandar o ritmo do trabalho", explica a mesma fonte.
Apesar do quadro clínico de João Ricardo não ser o melhor, o seu fim na novela só aconteceu no início de julho. Mas foi em setembro que o estado de saúde do ator se tornou cada vez mais crítico.
A mesma fonte conta que "soube que, agora já nem fala" e que a doença "está a evoluir muito e rapidamente", dando ao actor apenas alguns momentos de lucidez.
Apesar de todos os problemas neurológicos causados pelo tumor, o corpo de João Ricardo também já sofreu algumas tranformações. "Ele já tem as pernas magras, de tronco está mais ou menos, mas nota-se alguma fragilidade. Acima de tudo, o que ele precisava nesta altura era de dignidade."