
Ljubomir Stanisic tem um novo projeto: trata-se de uma linha de t-shirts, criadas em parceria com uma marca de roupa portuguesa, inspiradas na jaleca por ele usada em ‘Hell’s Kitchen’, com um preço entre 25 e 30 euros. O valor levou a algumas críticas na sua página de Facebook, mas o chef bósnio não teve medo de explicar o preço.
À pergunta sobre se o custo não seria exagerado, Ljubomir foi contundente: "Não, não acho exagerado. Podíamos ter feito umas t-shirts produzidas no outro lado do mundo, por trabalhadores em condições que não imaginamos, com matéria-prima de menor qualidade, comprada a preços que são desumanos para os fornecedores, e baixar os custos. Era fácil. Mas não é essa a filosofia a que me quero associar e não é para esses negócios que quero contribuir."
Para esclarecer ainda, Ljubomir explicou: "Escolhemos trabalhar com a Nüwa, uma marca portuguesa, que trabalha com fábricas nacionais, com algodão 100% orgânico e fio de algodão e PES reciclado, obtido através de excedentes têxteis e garrafas PET recicladas, dando uma segunda vida a materiais que acabariam no lixo. A própria estampagem é ecológica, com tintas à base de água, biodegradáveis e com zero desperdício. É claro que isto tem custos que se refletem no preço final mas prefiro ter duas t-shirts produzidas desta forma que 10 produzidas a custos muito superiores para o ambiente e para todos os trabalhadores envolvidos neste ciclo."
As t-shirts estão disponíveis em duas cores, com desenhos distintos, e em nove tamanhos (quatro de criança, cinco de adulto), podendo ser adquiridas no site oficial do chef.