'

Notícia

Nacional

Luís Pitarma, o enfermeiro herói de Boris Johnson que trabalha nos cuidados intensivos do St Thomas’ Hospital

Enfermeiro português estudou em Lisboa e mudou-se para Inglaterra em 2014. Esteve sempre ao lado do primeiro-ministro inglês.
12 de abril de 2020 às 19:20
Luís, o enfermeiro português que tratou de Boris Johnson e que recebeu um rasgado elogio
Luis Pitarma
Luis Pitarma
Luis Pitarma
Luis Pitarma
Luis Pitarma
Luis Pitarma
Luis Pitarma
Luis Pitarma
Luis Pitarma
Luis Pitarma
Luís Pitarma está hoje nas bocas do mundo depois de Boris Johnson ter agradecido o empenho do enfermeiro português durante as duras horas que o primeiro-ministro inglês esteve internado nos cuidados intensivos por causa do coronavírus.

O profissional de saúde nasceu em Aveiro, tem 29 anos, e já falou com Marcelo Rebelo de Sousa depois do elogio público do político inglês, que teve alta este domingo de Páscoa, depois de 48 horas nos cuidados intensivos por causa da febre alta e da dificuldade em respirar. Boris nunca esteve no ventilador e diz que esteve sempre ao seu lado Luís Pitarma.

O português estudou na Escola Superior de Enfermagem em Lisboa, onde se licenciou em 2013, tendo realizado um ano de Erasmus na universidade de Lathi, na Finlândia.

Em 2016, começou a trabalhar em Londres, onde passou por três unidades de saúde antes de ser recrutado para o grupo hospitalar de Guy e St. Thomas, onde é enfermeiro especializado em cuidados intensivos, em particular ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal), segundo informação do próprio nas redes sociais.

"Em Portugal e em todo o mundo estão a prestar uma ajuda decisiva no combate à pandemia", disse o Presidente da República, elogiando os profissionais da saúde.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas