
Quase nove anos depois da morte do filho, a jornalista tenta acertar contas com o destino através de um livro de 26 capítulos marcantes da sua vida, preenchida por solidão, silêncios e luto. Uma forma de virar a página e seguir em frente.
São mais de 200 as páginas que compõem 'Pedaços de Vida', o 11.º e mais intimista livro de Judite Sousa, no qual a jornalista, ao longo de 26 capítulos, aborda momentos fulcrais e polémicos da sua carreira, mas acima de tudo a sua vida após a morte do filho, num acidente numa piscina, a 14 de junho de 2014.
Neste livro, a jornalista aborda, portanto, a questão do seu regresso [para alguns demasiado prematuro] ao trabalho depois da morte de André Bessa. Houve ou não pressão por parte de Marcelo Rebelo de Sousa regressasse o quanto antes ao 'Jornal das 8' por causa do espaço de comentário político que moderava todos os domingos à noite?
Em 'Pedaços de Vida', revela que o atual Presidente da República, na altura comentador da TVI, foi fundamental para o seu regresso. "Marcelo estava a fazer a sua pré-campanha para Presidente ao domingo, comigo, éramos líderes de audiências. Ele ligava-me frequentemente, pedindo-me para voltar. Chegou a definir o dia 15 de agosto de 2014. Eu respondi-lhe: ‘não sei se sou capaz’. O certo é que voltei, mas com o Ronaldo [entrevista em Madrid em setembro de 2014]."