A atriz Noémia Costa foi convidada do programa 'Estamos em Casa', apresentado por Andreia Rodrigues, no último sábado, 17, e falou sobre a cirurgia metabólica a que foi submetida em 2024 e que lhe mudou a vida - um conjunto de procedimentos no aparelho digestivo (como bypass gástrico ou gastrectomia vertical) que, além de promover a perda de peso, visa tratar doenças metabólicas.
Hoje, muito mais magra e saudável, a atriz recorda que estava no limite, a somar fatores de risco. "Eu fiz esta cirurgia essencialmente porque eu estava no red line de tudo: colesterol, hipertensão", começou por contar no formato, acrescentando que isso a levou a uma situação de saúde delicada, com os diabetes a atingirem valores extremamente elevados.
Nos primeiros meses, perdeu facilmente 15 quilos, deixou de ser hipertensa e passou a ter os parâmetros das análises nos valores normais. Com a operação, passou também a olhar para dentro e a cuidar mais de si.
"Eu acho que durante um longo período de anos me esqueci de mim. E não tem nada de vitimização porque eu não sou nada assim. Sei que me escondi de mim."
Noémia Costa, de 61 anos, admite que passou a priorizar-se e que tudo à sua volta mudou em função da nova atitude. "Tu não podes não gostar de ti ou passar por cima da tua vida só para estares disponível para os outros. Houve aqui uma, digamos, introspeção de poder ver o que é que eu podia fazer por mim para poder ajudar ainda mais aqueles que eu amo e não só, as outras pessoas também, nós temos de estar disponíveis ao amor."