'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Papa Francisco em Fátima

O passado de pobreza e dificuldades de Francisco

O Papa sempre mostrou humildade e aconselha os católicos a manterem-se fiéis às suas origens, tal como ele faz. Jorge Mario Bertoglio nasceu numa família de emigrantes e teve que trabalhar nas limpezas enquanto estudava.
Por Isabel Laranjo | 10 de maio de 2017 às 22:59
Papa Francisco
Papa Francisco
Papa Francisco, vaticano, praça de S. Pedro
pub
Papa Francisco
pub
pub
Papa Francisco
pub
Papa Francisco
Papa Francisco, vaticano, praça de S. Pedro
Papa Francisco
Papa Francisco

Jorge Mario Bertoglio, que adotou o nome Francisco quando assumiu o pontificado, em 2013, é filho de uma doméstica, nascida em Buenos Aires, e de um contabilista italiano que emigrou para a Argentina, em busca de melhores condições de vida.

O atual Papa é o mais velho de 5 irmãos e sempre soube o que era ser pobre. Talvez por isso, um dos seus pedidos aos fiéis é que cuidem do próximo e também não renegem as suas origens, sejam elas quais forem.

Jorge Mario destacou-se por ser bom aluno. Ingressou no seminário Villa Devoto e em 11 de março de 1958 iniciou o noviciado na Ordem dos Jesuítas. Só que, ao mesmo tempo, prosseguiu os estudos e acabou por formar-se em Química, na Universidade de Buenos Aires.

O PAPA DOS POBRES

Com magros ordenados, os pais mal tinham como sustentar os 5 filhos. Jorge Mario começou a autonomizar-se e a trabalhar, no que aparecia. Sabia que não podia ser mais um peso para a família. 

O Sumo Pontífice, que adotou o nome Francisco, é o primeiro Papa de origem latino americana. E tem hábitos diferentes do habitual para a sua posição na hierarquia da Igreja. Gosta de passear pelas ruas de Roma e de comer piza, como qualquer romano, em cantinas simples.

Foi numa dessas caminhadas por Roma que acabou por revelar uma parte da sua juventude. "Fiz limpezas, trabalhei num laboratório", explicou o Santo Padre que se preocupa particularmente com os mais pobres e mandou montar, há poucas semanas, uma lavandaria self service para os sem abrigo da capital italiana.

Francisco que confidencia acreditar que irá ter um pontificado curto evita os luxos. Numa das últimas vezes que entrou no avião papal, um assessor avisou-se de que deveria trocar de sapatos, porque os que usava eram velhos. Francisco não aceitou o conselho. Hábitos que mantém desde sempre, por saber bem o que é viver em dificuldades.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável