'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

O que têm em comum Cristina Ferreira e José Sócrates?

A diretora e acionista da TVI e o antigo primeiro-ministro partilham rituais que lhes retemperam energias.
11 de abril de 2021 às 12:29
A carregar o vídeo ...

Afinal, o que têm em comum José Sócrates Cristina Ferreira? Não, não se trata dos processos em tribunal. O antigo primeiro-ministro vai a julgamento por três crimes de branqueamento de capitais e três crimes de falsificação de documentos depois do juiz Ivo Rosa ter deixado cair os crimes de corrupção e fraude fiscal.

José Sócrates, estava acusado pelo MP de 31 crimes, incluindo corrupção passiva, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documento.

Também Cristina Ferreira se prepara para uma batalha judicial mas por incumprimento de contrato com a SIC. A estação de Francisco Pinto Balsemão exige o pagamento de uma indemnização de 20 milhões de euros à apresentadora, diretora de Entretenimento e Ficção e acionista da TVI.

Mas, como já referido, não são os processos judiciais que unem Cristina Ferreira e José Sócrates. A comunicadora e o antigo governante têm em comum o prazer dos passeios à beira-mar na Ericeira.

É habitual Cristina Ferreira partilhar nas redes sociais fotografias a caminhar junto ao mar naquela vila piscatória. Passeios retemperadores logo pela manhã, a recarregar energias para o resto do dia. Normalmente, estas incursões reconfortantes acontecem ao fim de semana, quando a preenchida agenda da apresentadora o permite.

A paixão de Cristina pela Ericeira já é partilhada por Ruben Rua, "um amor para a vida" – como os dois já afirmaram publicamente – mas nunca assumido oficialmente.

Também o antigo chefe de governo tem uma fé fervorosa nas caminhadas matinais junto ao mar pela Ericeira. José Sócrates mudou-se para a vila desde que deixou a casa que tinha no Parque das Nações, em Lisboa. Na Ericeira vive no apartamento do primo, é na vila do concelho de Mafra que faz a sua vida e os passeios fazem parte das rotinas do antigo primeiro-ministro. Normalmente de fato-de-treino e a conversar ao telemóvel.

Na vila piscatória, a 30 quilómetros da capital, e segundo o 'CM' noticiou em 2018, também Sócrates vive com o apoio da namorada, Lígia Correia.

No sábado, 10, o dia seguinte à leitura da decisão instrutória da Operação Marquês, José Sócrates começou a manhã com a habitual caminhada e foi interpelado pelos jornalistas. Em declarações à SIC Notícias, o antigo governante deixou a promessa: "Não perdem pela demora. Eu ontem fui ao Campus da Justiça justamente para que todos saibam e, principalmente, esses que me insultam já há seis anos, que eu vou defender-me, que eu vou responder", realçou.

José Sócrates congratulou-se ainda com o facto de todas as acusações enquanto governante terem caído. "Para mim o mais importante foi que aquelas acusações que pesavam sobre mim e diziam respeito ao meu Governo, à minha governação, todas essas caíram e com um estrondo. Ouviu-se longe. Resta alguma coisa? Resta, mas vou defender-me disso", prometeu.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável