
António Pedro Cerdeira é um galã. O ator de 52 anos tem uma lista grande de ex-namoradas, muitas delas famosas. Contudo, foi a relação com uma "anónima" que está a abalar a vida pessoal e profissional de Cerdeira, que se viu acusado por Susana Silva de violência doméstica.
Até agora, nenhuma das ex-namoradas de António Pedro, e são muitas, se tinha queixado de violência doméstica. Só Rita Guerra falou do ator ser "ciumento e possessivo", mas nunca levantou a suspeita de violência na relação. E Rita sabe do que fala: afinal a cantora já confessou ter sido vítima de violência doméstica no seu primeiro casamento.
Umas das namoradas que António Pedro teve foi Daniela Ruah. Antes da atriz rumar aos Estados Unidos, viveu um intenso mas curto romance com Cerdeira, com quem se cruzou pela primeira vez no seu primeiro casting: "O casting era para a novela ‘Jardins Proibidos’ e, na altura, eu fazia direcção de actores. Não estava sozinho, mas, circunstancialmente, tinha bastante autonomia. Recordo que foi um casting particularmente concorrido, a que compareceram mais de três mil pessoas, até porque coincidiu com o boom da ficção da TVI", contou Cerdeira numa entrevista em 2009, já depois de se terem separado. "Lembro-me de a achar, sobretudo, muito segura. E não fui o único. A segurança e a telegenia da Daniela tiveram reconhecimento unânime".
O romance entre Cerdeira e Daniela surpreendeu muitos. Começou durante as gravações da novela 'Tu e Eu' e foi assumido publicamente por ambos, que surgiram várias vezes de mãos dadas em eventos. Durou apenas 10 meses. E o final dessa relação ficou marcado por rumores de traição de Cerdeira. O ator desmentiu, na altura, ter-se envolvido com Joana Duarte, e que esse teria sido a razão da separação.
A verdade é que quando surgiram essas notícias de um possível envolvimento de Cerdeira com a atriz Joana Duarte já Daniela Ruah tinha rumado aos Estados Unidos para estudar representação e tentar a sua sorte. Fluente em inglês, Daniela sonhava com uma carreira internacional... e recusou ficar em Portugal por causa do namoro. E terá sido esse o motivo da separação. "A Daniela sempre soube muito bem o que queria. Ela nasceu em Boston, estudou em Londres e viveu sempre num meio social que facilitava a tal carreira internacional com que todos sonhamos", explicou Cerdeira em 2009 numa entrevista.
Na altura falou-se também de que Cerdeira tinha pedido Daniela em casamento e que a atriz tinha recusado. Uma versão que ambos desmentiram: "É uma notícia ridícula e completamente descabida. Infelizmente, já estou habituada a que escrevam mentiras a meu respeito e não perco muito tempo com isso, mas faço questão de desmentir essa informação", disse Daniela em janeiro de 2008, numa altura em que tinha vindo de propósito de Nova Iorque para acompanhar o namorado na antestreia de 'Corrupção', filme inspirado na vida de Jorge Nuno Pinto da Costa e Carolina Salgado. Nessa altura ainda estavam muito felizes: "Estou muito feliz, superfeliz mesmo, por a Daniela ter conseguido estar aqui hoje", disse o ator, radiante por ter a namorada ao lado.
Nessa altura ainda estavam muito felizes: "Estou muito feliz, superfeliz mesmo, por a Daniela ter conseguido estar aqui hoje", disse o ator, radiante por ter a namorada ao lado.