
O cantautor Paco Bandeira, o homem do êxito musical 'A Minha Cidade' e do eterno refrão 'Ó Elvas, Ó Elvas, Badajoz à vista…' gravou um vídeo, que entretanto se tornou viral e está a dar que falar nas redes sociais, no qual surge a destruir 50 mil CD's seus com uma máquina cilindro.
Paco Bandeira quis, com esta ação, protestar contra os 'downloads' ilegais de músicas, contra o que classifica como o mau trabalho de divulgação da música portuguesa pelas rádios nacionais e ainda contra as Finanças que cobram impostos em excesso aos artistas nacionais.
"Agora toda a gente tira a música da internet, toda a gente faz cópias piratas. Um dia destes explico-vos melhor", promete Paco Bandeira no início da gravação, adiantando o que está prestes a fazer: "na prática estão a ver o que está aqui a acontecer: estamos a passar a música portuguesa a cilindro, o [mesmo] que se calhar muitas estações de rádio que nós pagamos fazem".
O vídeo tem 'voz off' de Guilherme Leite, o humorista dos programas 'Malucos do Riso' e 'Cenas de um Casamento', ambos emitidos no passado pela SIC, e descreve a ação de protesto como sendo "contra aqueles que roubam os músicos portugueses, ao fazerem 'download' da internet, em vez de comprarem o trabalho de quem trabalha; (...) contra aqueles que, à frente de rádios, não passam a música portuguesa, ou passam apenas a dos seus amigos. E contra aqueles que não o deixaram oferecer os discos aos países lusófonos - para isso, teria de pagar às Finanças impostos como se de uma venda se tratasse", remata o antigo apresentador de televisão.