
Portugal viu-se subitamente às escuras. Pouco passava das 11.30 quando o País ficou sem energia. Um apagão geral está a afetar não só o nosso país mas também outros da União Europeia como Espanha e França. Até ao momento ainda não são conhecidas a causas. A falha está a afetar todos os serviços e até telecomunicações. Contudo, os hospitais estão a funcionar com geradores.
Há, no entanto, relatos que dão conta que muitos vagões de comboios do Metropolitano de Lisboa que ficaram paradas dentro dos túneis, o que levou a empresa a ter de retirar as pessoas pelas linhas.
Também o trânsito está a sofrer com este apagão, com os semáforos das cidades a não funcionar, criando o caos nos cruzamentos.
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, entretanto admitiu esta que o apagão energético possa ser devido a um ciberataque. Muitos serviços entretanto fecharam as portas, tal como supermercados e grandes centros comerciais, como o Colombo, em Lisboa, que evacuou todas as pessoas que estavam dentro do espaço.
[em atualização]