
A tragédia sem precedentes que assombrou Portugal este fim-de-semana está a sensibilizar a população e alguns famosos e entidades oficiais já começaram a fazer donativos para ajudar os bombeiros e as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.
Além das muitas iniciativas criadas para ajudar – os números de telefone disponibilizados pela SIC (760 100 100), pela RTP (760 200 600) e CMTV (760 202 101), por exemplo – e da vaga de solidariedade que já fez chegar ao local da crise vários quilos de alimentos e roupa, alguns famosos também já começaram a contribuir com generosos donativos.
O Imamat Ismaili, a fundação do príncipe Aga Khan, vai doar meio milhão de euros, assim como a Fundação Calouste Gulbenkian, que constituiu um fundo com o mesmo valor inicial. A Cáritas doou 200 mil euros, a Associação Mutualista Montepio 150 mil e a Caixa Geral de Depósitos e o Novo Banco doaram 50 mil euros.
A nível individual, sabe-se que André Villas-Boas, ex-treinador do FC Porto, decidiu doar 100 mil euros e que o cantor Salvador Sobral irá contribuir com a totalidade das receitas dos discos que vendeu no seu concerto de Ourém.
Foi ainda anunciado um concerto solidário no Meo Arena, que deverá contar com artistas como Salvador Sobral, Carminho, Ana Moura e Rui Veloso.