
Rosa Bela, 33 anos de idade, entrou no 'Dilema' da TVI numa tentativa de dar um impulso à sua carreira de atriz que lamenta ter sido muitas vezes prejudicada, resultado do preconceito em relação ao namoro com Carlos Areia, que começou quando ela tinha 16 anos e ele 64.
"É legítimo, porque a área da representação conheceu-me através de uma polémica. E o público conheceu-me através desta polémica", justificou quando abandonou o reality show. "Eu sempre aceitei que não me dessem oportunidade por causa disso. E eu dizia muitas vezes ao Areia, às vezes ele ficava até mais revoltado do que eu, e eu dizia 'está tudo certo porque as pessoas conheceram-me através dessa polémica'. Acredito que as pessoas não me queiram dar uma oportunidade porque não me conhecem", afirmou.
E foi também por isso que o ator, atualmente com 80 anos, considerou colocar um ponto final no namoro com Rosa Bela depois da participação da atriz no programa apresentado por Manuel Luís Goucha. "A seguir à minha saída do 'Dilema', ele equacionou a hipótese de terminarmos a nossa relação", contou Rosa no podcast 'Oh Filhos, Calem-se'.
"Conversámos sobre isso. Porque ele achou que, agora, eu saí do programa, estava tudo muito confuso, era muita coisa, entrevistas e as pessoas a abordarem. Eu não sei o que é que ele sentiu especificamente, mas acho que na cabeça dele sentiu que a minha vida a partir de agora, se calhar, a minha vida profissional ia começar a fluir e que eu ia ganhar umas asas grandes e então achou que estava na altura de eu viver o que este programa me podia trazer a nível profissional e que a nossa relação podia ser um impedimento", afirmou a atriz na altura.
Mas esta não foi a única consequência da participação de Rosa Bela no 'Dilema'. A relação entre a atriz e Carlos Areia acabou, inevitavelmente, por ser afetada pelas semanas de ausência, em que Rosa ficou fechada no reality show. A atriz partilhou alguns desses constrangimentos.
"A experiência foi muito boa e estar abstraída das coisas do dia a dia faz com que haja um misto de emoções. Mas há vezes em que bate a saudade", descreveu ao 'Fama Show'. "São 16 anos de relação e foi a primeira vez que estivemos tanto tempo longe um do outro, nem uma chamada podíamos fazer. Ao contrário do que dizem, fazer parte do programa ajudou a fortalecer a nossa comunicação e o nosso vínculo afetivo", garantiu a atriz que lamenta ainda a falta de tempo a dois desde que regressou à 'normalidade': "Ainda não conseguimos arranjar um tempo para estarmos só os dois, o Carlos está a fazer um filme realizado pelo Diogo Morgado, em que é protagonista. Pela primeira vez, aos 80 anos, o Carlos vai ser protagonista de um filme. É um sonho que está a realizar".