'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Drama

Como Rui Santos lidou com a notícia devastadora de um cancro: "Fiquei mesmo muito assustado"

O ator recordou uma das fases mais complicadas da sua vida e revelou que não contou à mãe sobre a doença
22 de fevereiro de 2025 às 14:51
Rui Santos recorda os momentos angustiantes depois de sabner ter cancro na lingua: "Fiquei mesmo muito assustado"
pub
pub
pub

Foi em 2023 que Rui Santos de 47 anos descobriu padecer de cancro da língua. Em conversa com Daniel Oliveira, no programa 'Alta Definição' relembrou o momento em que descobriu estar doente.

"Tive uma consulta de higiene oral e a médica disse-me que tinha um nódulo na língua", conta o ator da novela 'A Herança'. No processo de descobrir o que se passava, Rui Santos ficou a saber que tinha um carcinoma tipo 2 e inicialmente as notícias foram aterrorizadoras. "Disseram-me que tinha que tirar um terço da língua e os ganglios linfáticos (situados na zona da garganta)", recorda. Explicaram-lhe que tentariam resolver a situação tirando pele do pulso para a língua "mas que ia ficar com a fala afectada".

A notícia caiu que nem uma bomba. Rui Santos recorda que apenas quando dormia estava descansado e que mal acordava só pensava "naquele problema": "Fiquei mesmo muito assustado". Felizmente, embora o problema lá estivesse, o nódulo não era tão extenso e Rui não teve que remover parte da língua nem ficou com a fala afetada. "Reduziu bastante a área afetada".

Mesmo com as "boas" notícias, Rui Santos nunca contou à mãe o que passava até ser operado. "Não lhe contei porque não a queria preocupar. Ia fazê-lo sem razão nenhuma. Só lhe disse umas semanas depois quando já estava resolvido". O grande drama foi durante o período de recuperação. Para que a progenitora não descobrisse, escusava-se com trabalho e em não poder falar. "Apenas trocávamos mensagens", recorda.

Rui culpa os anos que fumou ativamente para este problema ter aparecido. "Há um sentimento de culpa. Fumei desde os 15 anos e tenho a certeza que alguma culpa foi do tabaco", refere.

Este drama, para já ultrapassado "mas sempre vigiado", tornou o ator da novela da SIC mais espiritual. Não sendo religioso Rui Santos deu por si a entrar "numa igreja e a ficar ali em silêncio". "E peço ao meu anjo da guarda, seja ele o que for...e acho que ele tem ajudado", refere o ator que relembra que durante a recuperação no hospital e para preencher a cabeça fazia exercício físico: "Tenho muita energia para gastar. Mesmo de sonda. Precisava ocupar a cabeça".

O filho mais velho, Romeu de 10 anos, ajudou-o nesta fase com abraços, mas Rui diz que ele não se apercebeu muito pelo que passou. "Ele não teve uma grande percepção da gravidade. Mas ajudaram muito os abraços dele", confessa carinhosamente.

Hoje sempre que tem que fazer exames de vigilância diz que fica "ansioso": "É difícil não pensar nisso", explica o ator que refere que há 50 por cento de hipótese de poder haver um ressurgimento embora revele estar a ser sempre acompanhado. "Daí tentar ocupar a cabeça (sempre que faz exames) nem que seja com exercício físico", explica.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável