
Ao contrário do que aconteceu no confinamento anterior que aconteceu em março e abril de 2020, desta vez a ficção nacional não vai parar. As novelas 'Bem Me Quer' e 'Para Toda a Vida', na TVI, e 'Projeto Serra' e 'Amor Amor', na SIC, mantêm o mapa previsto de gravações.
"Temos todas as medidas acauteladas. Para já, mantemos tudo em funcionamento. Vamos continuar a gravar os nossos produtos até porque temos todas as medidas de contigência implantadas – e que podem ser vistas no nosos site –, testes, limpeza, desinfeção", explica à FLASH! o gabinete de comunicação da SP Televisão, produtora das novelas da SIC.
Os atores estão a ser submetidos a testagem regular. Rogério Samora afirmou que já fez "17 testes ou mais" durante as gravações de 'Amor Amor'. "É para o bem de todos", justificou. A SP Televisão tem no terreno um plano de contingência muito claro, que deixa os "atores mais seguros", e que inclui gravar todas as cenas que impliquem toque entre os atores de seguida, para que haja menos acidentes de percurso.
Também a TVI vai manter tudo a funcionar. A Media Capital fez saber isso mesmo através de comunicado: "A Plural tem, desde a primeira hora, acompanhado atentamente a evolução da doença. Atempadamente foi desenhado e implementado um Plano de Contingência, cujas medidas foram ajustadas sempre que se revelou necessário."
A produtora Plural garante ainda que as instalações "foram adaptadas à nova realidade". "Foram introduzidas nas nossas rotinas de trabalho algumas regras que visam garantir a saúde e a segurança de todos. A presença de um médico que acompanha as gravações diariamente nas instalações e o aumento do recurso a testes, quer RT- PCR, quer antigénio, será uma prioridade", asseguram.
Apesar de todos os cuidados, já houve casos positivos de covid em ambas as estações. Há menos de um mês, 'Amor Amor' ficou sem Paulo Rocha durante duas semanas, depois de ter testado positivo. Na TVI, Kelly Bailey foi a afetada mais recente. Entretanto, já recuperou e voltou às gravações.