
Maria Botelho Moniz, de 38 anos de idade, estreia este domingo à noite, na TVI, 'Ex-Periência', o novo reality show da estação no lugar do 'Big Brother', e assume os nervos e anseios em cima das suas costas, à 'Nova Gente': "Quero muito saber a reação das pessoas. Sinto uma responsabilidade enorme, mais ainda quando é um formato que nunca foi feito e é tão diferente do que estamos habituados a ver. É um horário de extrema importância e eu sinto isso, obviamente."
Talvez com o maior desafio profissional em mãos na sua vida, Maria Botelho Moniz aceitou de imediato o convite dos responsáveis da TVI. Fã de reality shows, desde sempre, aprendeu como se faz com vários colegas seus, como Teresa Guilherme, Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha ou Cláudio Ramos, e acredita que pode corresponder às expectativas. "Observei os melhores durante anos e só observando se aprende. Agora, é pô-lo em prática, sobretudo o jogo de cintura que um formato destes exige e que tantas vezes vi as nossas grandes estrelas usarem brilhantemente."
Apesar dos medos em abraçar 'Ex-Periência', a apresentadora não pediu conselhos a ninguém, apenas ouviu as indicações da direção de Cristina Ferreira e da produção: "Estou a tentar ir ao encontro do esperado." E o que é o esperado? É ajudar na reconciliação de casais que estão separados. Maria Botelho Moniz faz questão de esclarecer que este não é apenas um programa sobre a procura do amor. "A grande diferença é que não é mais um formato com casais a tentar encontrar o amor. Eses casais já se conhecem, muitos deles têm anos de relação e convivência, anos de mágos e dor, e entram no programa a querer recuperar as suas relações. É supercativante, pois cada casal já traz uma história."
Horas antes da estreia, Maria Botelho Moniz, que está noiva do piloto de motas Pedro Bianchi Prata, mostra-se confiante de que "haverá relações estabelecidas" entre antigos casais. "Se não, nada disto faria sentido", recorda. Com as gravações quase finalizadas, que a obrigaram a trabalhar alguns dias durante 18 horas, a apresentadora deixa uma promessa sobre os concorrentes: "Cada um traz coisas diferentes. São todos maravilhosos, todos eles representam e espelham muitas pessoas em casa. Os espectadores vão ficar de queixo caído com alguns dos relatos partilhados."
A 'TV Guia' desta semana recorda que 'Ex-Periência', um original australiano que passou sem sucesso na Netflix, teve pouca adesão nas inscrições em Portugal, o que "reduziu o leque e diversidade dos candidatos". Com os Extras a serem entregues a Marta Cardoso, a duração do sucessor de 'Big Brother' é de apenas dois meses.