
A celebrar 30 anos de vida artística, Tony Carreira prepara-se para fazer uma pausa, que conta ser breve. O cantor abriu o coração e percorreu as fases mais importantes da sua vida durante a entrevista ao 'Alta Definição' da SIC.
As emoções estiveram quase sempre à flor da pele. Os olhos chegaram a marejar quando o assunto foi a família. "Criei uma família", afirma, emotivo, ao falar dos filhos, Mickael, de 31 anos de idade, David, de 26, e Sara, de 18.
Questionado sobre a separação de Fernanda, afirma: "Claro que a separação foi difícil. Mas para lá disso faz parte do ciclo da vida".
"TENHO DIREITO DE ME ENCONTRAR COM ELA"
A separação foi anunciada publicamente em agosto de 2014, ao fim de 28 anos de casamento. Tony Carreira garante: "Vou ficar amigo da Fernanda a vida inteira. Devo-lhe muito".
O cantor confirmou que o Natal foi passado, como habitualmente, em casa dos seus pais, em Armadouro, e que Fernanda Antunes esteve presente. "Vou ter um carinho eterno pela Fernanda e tenho o direito de me encontrar com ela sempre que quisermos. Sem que isso queira dizer que vamos voltar a estar juntos".
A filha, Sara, e a neta, Beatriz, são hoje as meninas dos seus olhos. Mas ao saber que ia ser avô, o primeiro impacto não foi o melhor. "Não foi fixe. Não me deu muito prazer saber que ia ser avô", referiu Tony Carreira, justificando esses sentimentos com o facto de não lidar bem com o avançar da idade.
"A MENINA É LINDA"
Agora que Beatriz tem quase 1 ano, o avô famoso já assume melhor esse papel. "A menina é linda! Vou às compras e já me lembro dela. Quando começar a falar para mim vai fazer gato e sapato, tal como a Sara. A Sara diz: 'Papá'... pronto, já foste!"
O intérprete de canções como 'Depois de Ti' ou 'Sonhos de Menino' recordou ainda episódios curiosos do início de carreria, durante a entrevista ao programa 'Alta Definição'. "Já cantei em cima de tanques de água, aquilo põe-se uma tábua por cima e está feito um palco; em cima de tractores. Uma vez estava a trocar de roupa, caiu a cortina e fiquei em cuecas, em frente ao público".
E, claro, voltou a falar da pausa que irá fazer, depois do encerramento da sua tournée, em novembro. "É uma pausa completamente legítima e ponderada. Há momentos que temos de parar para refletir e continuarmos a ter paixão no que fazemos".