
Falta pouco mais de um mês para que a filha de D. Duarte Pio e de D. Isabel de Herédia, Maria Francisca de Bragança, suba ao altar no Convento de Mafra para casar-se com o advogado Duarte Maria de Sousa Araújo Martins, conhecido apenas como Duarte Martins.
A cerimónia, que acontece 28 anos depois da dos pais de Francisca, está marcada para 7 de outubro e inicialmente ia ser realizada no Mosteiro dos Jerónimos pelo cardeal-patriarca, Manuel Clemente, que está a poucos dias de deixar as funções, mas os noivos decidiram mudar o local da cerimónia para o Convento de Mafra.
"Mudámos para o Convento de Mafra, que tem mais espaço e dá para estarmos com todos os convidados. Estou supercontente, porque é lindo e tem um valor histórico inacreditável. É uma honra casarmo-nos lá", contou a noiva numa entrevista à 'Caras'.
Mas as festas devem começar na véspera do casamento, a 6 de outubro, com as boas-vindas a outros membros de casas reais europeias, com quem Francisca tem ligações familiares. "Queremos fazer um género de arraial para mostrar a nossa cultura, num ambiente mais descontraído, com um rancho, bacalhau, ovos com farinheira… ainda não está fechado", contou Francisca ao 'Expresso'.
Entre os convidados mais conhecidos já está confirmada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que recebeu o convite após um jantar. Curiosamente, Francisca não esconde que a família não vota nas eleições presidenciais por não concordar que o país deva ter presidente. "Não faz sentido", disse a noiva ao 'Expresso', que quer uma monarquia parlamentar.
O convite ao primeiro-ministro, António Costa, figura do Governo com a qual já concorda, estava pronto quando deu aquela entrevista, mas ainda não tinha sido entregue.
De resto, a mãe de Francisca, Isabel de Herédia, está a tratar de "tudo". "É a verdadeira 'generala' cá de casa, a que toma conta de tudo e organiza, porque eu e os meus irmãos somos cabeças no ar como o meu pai. Temos tido também a ajuda da família e amigos para tratar da festa, que será na nossa casa, em Sintra", revelou Francisca à 'Caras'.
O vestido de noiva está a ser feito por Luzia Nascimento. "Sinto-me muito bem entregue. Mesmo que quisesse fazer o vestido de noiva fora, o meu pai não me deixava. No casamento tem de ser tudo nacional. Na verdade, serão dois, um para a cerimónia e outro para a festa à noite".
Francisca de Bragança, de 26 anos, e Duarte Martins, de 31, ficaram noivos em dezembro, numa viagem a Timor, depois de quatro anos de namoro. O noivo revelou que o anel "foi desenhado" por ele. "Tenho uma tia que é joalheira e me ajudou" com o desenho, que destaca uma cruz no meio.