
Durante quase 30 anos, José Castelo Branco e Betty Grafstein viveram um casamento que não estava imune a polémicas, mas às quais a norte-americana respondia sempre com um sorriso e postura discreta. Foi em silêncio que assistiu, pela televisão, ao marido ‘derreter-se’ com Alexandre Frota no reality show ‘Quinta das Celebridades’, ou que viu o vídeo em que Castelo Branco participava numa orgia com um casal do Norte passar de mão em mão, até se tornar viral. A discrição de Betty era interpretado como um ‘está tudo bem’, uma felicidade aparente que as fotografias e os vídeos nas redes sociais pareciam confirmar.
Parece, por isso, para muitos, inacreditável a queixa que, agora, aos 95 anos, é formalizada pela herdeira de diamantes contra José Castelo Branco por violência doméstica. Pela primeira vez, Betty mostra vontade de quebrar o seu voto de silêncio para dar uma entrevista em que promete não deixar nada por dizer e, a confirmar-se, o português ‘treme’ com as revelações que daí possam surgir e que podem deixar a nu aquilo que muitos já chamam de 30 anos de mentiras, contradições e fachada.
Se, nas redes sociais, Castelo Branco sempre passou a imagem de um cuidado extremo para com ‘a sua Betty’, os relatos que vão chegando mostram precisamente o contrário. Agora, há empregados que garantem que o português privava a mulher de comida, que a empurrava ou a maltratava em diversas ocasiões. E também o cenário de guerra familiar que o marchand sempre se esforçou por camuflar veio agora ao de cima.
Recentemente, José Castelo Branco terá mesmo tentado falar diretamente com a mulher, que continua internada numa clínica em Nova Iorque, quebrando a ordem de restrição do tribunal que o proíbe contactar a norte-americana. "Eu soube agora, e de fontes seguras, que ele tentou ligar para a Betty fazendo-se passar por outra pessoa e conseguiram, passaram a chamada para a clínica de reabilitação e ela, assim que ouviu a voz dele, desligou o telefone imediatamente e acho que ficou muito nervosa mesmo, ela não quer mesmo falar com ele", revelou Zulmira Garrido no 'Passadeira Vermelha'.
Num momento em que continua a haver mais dúvidas do que certezas absolutas, só a palavra de Betty poderá esclarecer o que, afinal, se passou ao longo dos 28 anos de casamento.
Leia toda a história na edição desta semana da TV Guia, já nas bancas, ou aqui.