
Neste período de contenção são muitas as queixas de burlas e crimes informáticos. Confinadas em casa, as pessoas utilizam de forma massiva a internet e nem sempre com as melhores proteções.
Joana Machado Madeira, mulher do humorista Eduardo Madeira, está entre uma das vítimas deste tipo de crime. Os piratas informáticos acederam às passwords da também humorista e fazem agora chantagem com alegadas imagens e vídeos íntimos de Joana. Querem dinheiro, caso contrário tornam públicos todos os ficheiros.
Foi a própria Joana quem denunciou a situação nas redes sociais, partilhando a ameaça que está escrita em inglês: "Recebi este mail na minha conta, em tom ameaçador e de chantagem, dizendo que caso não pague uma recompensa me vão denegrir nas redes, pois conseguiram a minha password. Estou só a avisar-vos, se daqui para amanhã começarem a receber nudes não pensem que a quarentena me deixou louca."
"Além disso, quando ameaçam que enviam nudes meus é só estupidez deles pois basta uma simples pesquisa no Google com o meu nome e têm fotos bem melhores, inclusive sem soutien", desdramatiza a mulher de Eduardo Madeira.
Em isolamento em casa, Joana Machado pede ajuda aos internautas para resolver a situação e deixa recado aos piratas: "Por fim, já mudei a minha pass e não vou para nenhum posto da PSP correr riscos, por isso se alguém por aí me conseguisse ajudar era fixe. E já agora, falam comigo em inglês? Então olha fuck you para vocês, seus cabrões! Fora isto, tudo ok. Kisses.