
A feira da Golegã, em novembro, é um dos acontecimentos mais marcantes do País. Milhares de apaixonados pelo cavalo Puro Sangue Lusitano acorrem à vila ribatejana. Durante uma semana são muitos os eventos equestres a par das tradições evalores das gentes do campo. Este ano a também chamada feira de São Martinho ou feira Nacional do Cavalo realiza-se de 2 a 11 de novembro.
O Baile da Jaqueta é um dos momentos marcantes da feira. Com o objetivo de preservar e homenagear as tradições nacionais, o baile reúne anualmente centenas de pessoas, vestidas a rigor com o traje à Antiga Portuguesa, na Quinta dos Álamos, para um sumptuoso jantar, seguido do tradicional baile, com muitas figuras do meio equestre nacional.
Este ano, e a antecipar os dias de festa, os organizadores trouxeram o Baile da Jaqueta até à capital. Cavalos, sevilhanas e gente trajada estiveram na discoteca Mome, em Lisboa, para uma noite divertida, sem abandonar o espírito que se vive na Golegã, pela época do São Martinho.
Uma oportunidade de se viver o ambiente campero e as tradições ribatejanas em plena capital, numa noite onde não faltou muita animação.