
Em Portugal desde 2013 como embaixadora da República de Cuba, Johana Tablada de La Torre construiu uma relação especial com o país e com os portugueses. Foi através das relações de amizade, que aqui nasceram e cresceram, que a embaixadora descobriu o verdadeiro sentido da palavra "saudade". "Os portugueses são tão complicados com os sentimentos que tiveram que inventar a saudade, sentir falta de um lugar antes de partir", disse Johana Tablada em tom de brincadeira.
Foi exatamente sob a égide da amizade que o empresário Tomaz Metello, proprietário da euroAtlantic airways e do operador turístico Sonhando, organizou um almoço de homenagem à embaixadora cessante de Cuba em Portugal. Uma homenagem que contou ainda com a cumplicidade do grupo Pestana, e que visou destacar o apoio da embaixadora ao desenvolvimento das relações empresariais e comerciais entre ambas as empresas portuguesas e a indústria da aviação e da hotelaria cubana.
"Desde o 1.º dia aqui me senti abençoada", referiu a embaixadora que destacou a sua principal missão em "aproximar o mais que podia os nossos países". "Os nossos países merecem isso e muito mais", justificou Johana Tablada de La Torre.
A embaixadora foi ainda agraciada com uma salva em prata, entregue por Tomaz Metello. O presidente do grupo euroAtlantic destacou o papel de grande importância no crescimento do turismo com destino Cuba. "Começamos em 2008 a nossa relação com Cuba, resultado de uma visita a Lisboa do Ministro do Turismo, Manuel Marrero a nosso convite, tem sido um caminho de sucesso, que muito tem contribuído para o quadro das relações Portugal-Cuba, nos setores da indústria da aviação da hotelaria e das viagens. Fornecemos capacidade adicional à Cubana de Aviacion e a Sonhando é o maior exportador do turismo para Cuba. Os nossos amigos do Grupo Pestana mostram bandeira no Pestana Cayo Coco e estão a trabalhar na expansão da marca. A euroAtlantic ganhou prestígio na pátria de José Martí e as três marcas já fazem parte do breviário do turismo caribenho."