
Cada corpo é único e embora não nos devamos condicionar ou deixar levar por aquilo que as regras dizem ser o melhor para nós, a verdade é que, em moda, há determinadas peças de roupa que favorecem mais mulheres altas e outras pessoas com menos altura, entre muitos outros aspetos da fisionomia que podíamos dar como exemplo.
Os especialistas traçaram, por isso, um guia de estilo para ajudar as mulheres a saberem o que lhes ficam melhor de acordo com a sua realidade.
E, claro, isto é apenas um indicador que para algumas pessoas faz sentido e para outras não, por isso o melhor é anotar o que se adequa ao seu estilo e tirar ideias para as próximas idas às compras!
Triângulo/Pera
O corpo em forma de triângulo ou pera corresponde a uma mulher que tenha ombros estreitos, mas que seja mais larga na zona da anca, como por exemplo o da cantora Beyoncé.
Para este tipo de corpo, o ideal é chamar a atenção para a zona superior, o que pode fazê-lo, por exemplo, com camisolas com ombros à mostra, blazers com ombros estruturados ou camisolas com padrões fortes.
Em relação às calças, as de cintura subida vão ser as suas maiores aliadas.
A evitar estão as calças ou saias com padrões muito chamativos.
Espreite as nossas sugestões.
Retângulo
Dá-se a forma de retângulo ao tipo de corpo em que não haja uma cintura muito marcada, ou seja, não acaba por haver grandes curvas, mas sim um bloco mais uniforme, como é o caso, por exemplo, da atriz Jennifer Aniston.
Neste caso, o que os especialistas aconselham é que se acentue a zona da cintura para tentar criar um efeito visual de diferentes volumes em vez de um bloco. Aposte em casacos com cinto, vestidos camiseiro com cinto e em calças de perna larga, mas que marquem a cintura.
Desaconselhadas estão as skinny jeans ou peças de roupa retas ou muito estreitas.
Triângulo invertido
Este é o tipo de corpo oposto ao primeiro que falámos. Neste caso, as mulheres têm os ombros mais largos e estruturados, enquanto a anca é mais estreita e pouco definida, como é o caso da atriz Scarlett Johansson.
Para este tipo de corpo o que vamos é querer evidenciar a zona da anca de forma a criar um maior volume. Escolha peças leves para a parte de cima, em vez de optar por padrões muito fortes ou tecidos menos fluidos.
Já nas calças ou saia pode apostar em padrões, laçadas e a cintura média deve ser a privilegiada.
Ampulheta
É considerado o corpo mais harmonioso, em que a cintura está marcada e tanto a parte dos ombros como da anca são proporcionais, como é o caso da atriz Sofia Vergara.
As mulheres com este corpo são as que podem e devem usar e abusar de peças justas, que salientem as suas formas, assim como vestidos rectos e tudo o que favoreça esta harmonia da imagem.
Oval
É o tipo de corpo mais volume e em que as formas arredondadas estão em destaque. Aqui a ideia é criar uma maior harmonia visual, com recurso, por exemplo, a vestidos retos, que acentuem a ideia de unidade, riscas horizontais e peças lisas ou com padrões mais suaves.