Em Portugal há um ditado que diz: "De Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos". Contudo, a sabedoria popular nem sempre acerta. Especialmente quando falamos de alpergatas, o calçado que tem chancela espanhola e que é um sucesso no mundo inteiro. Pelo mundo fora, as sandálias de lona e de cunha de corda são as preferidas de milhões de mulheres. Recorde-se que começaram por ser um calçado muito usado em momentos informais. Contudo, pelo seu conforto e versatilidade, as alpergatas têm vindo lentamente a ser uma opção para o dia-a-dia, mesmo em situações mais exigentes em relação ao dress-code.
A rainha de Espanha é uma das suas melhores "embaixadoras" e não há verão passado em Palma de Maiorca em que não se veja Letizia a passear pelas ruas da cidade com as alpergatas nos pés. Tanto usa umas de cunha mais alta, como outras um pouco mais baixas, até mesmo rasas.
Em azul ganga com mistura de materiais: lona, camurça e corda. Estas, com atilhos, são da XTI
Os tons crus são uma das grandes tendências da estação. Se optar por cores neutras, saiba que têm a vantagem de combinar com tudo. Da Hitmars
Além do conforto, este calçado caracteriza-se também pela sua grande versatilidade podendo ser usado com calças de ganga, shorts, saias, vestidos curtos ou compridos, tops requintados. Enfim, com toda a roupa de verão. Há também em enorme variedade de modelos: desde sapatos, uma espécie de ténis, sandálias ou até mesmo chinelos. Além disso, existem lisas ou em padrões, em diferentes materiais e podem ou não ter atilhos.
Um estilo mais romântico em que o crochet é o grande protagonista. Uma proposta da TORRES
O preto nunca pode faltar, mesmo nos meses mais quentes do ano, como estas da Payma
Dicas a ter em conta: Na hora de compor os seus looks, escolha alpergatas da mesma roupa que vai usar. Este é um truque a que a rainha Letizia recorre muitas vezes e que acaba por dar elegância ao visual.
Mas se não pode ou não quer ter alpergatas em todas as cores, recorra aos tens neutros, como é o caso do preto, branco, dourado, cru… combinam com tudo e acabam por resolver bem a situação.
Para as mais arrojadas e que não têm medo de arriscar, aconselhamos a experimentar os contrastes de cores vivas. Por exemplo, rosa com laranja, roxo com verde, amarelo com malva… enfim, há um grande número de possibilidades.
Também os tons terra são uma boa opção. Estas são da Amazon Essentials.
Em relação à altura do salto [que não tem de ser apenas em cunha] saiba que a opção vai das rasas, às plataformas compensadas e às já referidas cunhas que, também elas, podem ter várias alturas. Se para o dia-a-dia as mais baixas são mais confortáveis, para um momento especial as mais altas acabam por ser mais elegantes.
Resta apenas referir que uma das grandes vantagens das alpergatas é que nunca saem de moda. Podemos continuar a usar as que já temos de anos anteriores sem corrermos o risco de já não serem 'trendy'. Quase que podemos dizer que se trata de uma "coleção", ou seja, apenas vamos acrescentando modelos aqueles que já temos. Nota: