
Não há dúvida de que o retinol é o princípio ativo do momento. Ouvimos falar dele em todo o lado, nas redes sociais parece que ninguém usa outra coisa e há um queridinho que tem conquistado cada vez mais terreno e se afirma como o milagre para combater as rugas e conseguir uma pele mais uniforme: o Blue Elixir Retinol Serum, da marca coreana Meisani. Mas será que vale a pena e, mais importante do que isso, como é que o poderia usar.
Com uma pele a amadurecer, a chegar aos meus 43 anos, perguntei a uma especialista: este é o produto adequado para a minha pele, uma vez que sou uma novata nestas andanças? A resposta foi sim, até porque o retinol exige alguns cuidados na sua utilização e este é um produto adequado para principiantes.
"Este é um produto perfeito para começar a prevenir os sinais de envelhecimento, não importa a idade. As pessoas começam a usar retinol por volta dos 25-30 anos, quando começamos a perder colágeno natural, mas na verdade não há uma idade certa", explicou-me a especialista Maria Altur, e quando lhe perguntei se não era mentira, e rejuvenescia mesmo a explicação foi esta.
"O retinol é o ingrediente antienvelhecimento do momento, e por um bom motivo: é um dos ingredientes mais eficazes, com evidências científicas, no tratamento dos sinais de envelhecimento. Derivado da vitamina A, ajuda a acelerar a renovação celular, melhorar a textura e reduzir o aparecimento de rugas e linhas finas. Também ajuda a alcançar um tom mais uniforme e luminoso, atenuando manchas e cicatrizes de acne. Com o uso consistente e adequado, a pele fica mais lisa, brilhante e firme."
Escusado será dizer que fiquei convencida e pus mãos à obra, com as devidas cautelas. Comecei a aplicá-lo apenas à noite e de acordo com as recomendações da especialista, de forma progressiva, com uma nota muito importante, no dia a seguir temos de aplicar protetor solar no rosto.
Na primeira semana, notei o tom de pele mais uniforme e o rosto mais lisinho. E como em equipa vencedora não se mexe, continuei a aplicá-lo e na segunda semana esta sensação de pele aperfeiçoada já era uma realidade. Vou a caminho da terceira e, na verdade, estou tão satisfeita que já não vou deixar de usar o Blue Elixir - que só esta sexta-feira, dia 10, pode encontrar com 20% de desconto a propósito do aniversário da MiiN - que é ótimo porque, tal como me explicou Maria Altur, não é apenas mais um retinol no mercado.
"O Blue Elixir da Meisani também complementa o retinol com outros ingredientes incríveis que beneficiam a pele: 87% de aloe vera, 4% de niacinamida e tripeptídeo de cobre, que, juntamente com o retinol, ajudam a acalmar, hidratar e reparar a pele e otimizar seu ciclo regenerativo natural, aumentando sua luminosidade e melhorando a aparência dos sinais de envelhecimento."
A sério que se nota!