
Quem tem problemas de sono sabe a frustração que é andar às voltas na cama e não conseguir dormir. Seja pelo stress que se acumula, ou por uma série de outros fatores, há cada vez mais queixas relacionadas com as horas a que devemos à cama.
É, por isso, fundamental que adote hábitos de higiene de sono, que mais não são do que algumas regras base que o vão ajudar a cair na cama e a dormir como um anjo.
1. Ter uma hora certa para deitar e acordar facilita e muito o processo de noites tranquilas, sendo como que um automatismo que o nosso corpo aprende e vai cumprir de forma inata dia após dia. Tal como em tantas outras coisas, os hábitos são tudo.
2. Escolher o colchão adequado. Sabia que não deve deixar passar mais de sete anos (no limite) até trocar de colchão? Se não anda a cumprir os prazos, isso pode prejudicar e muito o seu sono. Aposte num bom colchão, como este, que é a escolha das principais unidades hoteleiras, e se encontra neste momento com um desconto de 50 por cento. Molda-se ao corpo de uma forma ergonómica para que se sinta acolhido durante o sono e vai fazer maravilhas pelo seu descanso.
3. Quarto livre de telas. Se passa o tempo antes de adormecer num interminável scroll no telemóvel está a prejudicar a qualidade da sua noite. O ideal é deixar este tipo de aparelhos e televisão fora da sua área de descanso.
4. Ter uma boa almofada. A almofada certa é outra das coisas que contribuiu para um sono mais descansado, ao mesmo tempo que melhora a sua postura. Esta é a campeã de vendas em Portugal: antialérgica e de firmeza média-elevada, irá manter o pescoço e a cabeça na posição ideal, proporcionando um alinhamento correto da coluna na região cervical. Além disso, adapta-se a qualquer posição para dormir.
5. Evitar a cafeína no período da tarde. Esta pode ser difícil para os apaixonados por café, mas a verdade é que a cafeína em excesso tem um grande impacto na qualidade do sono. Mesmo que ache que está habituado e que não o vai prejudicar, esta vai deixá-lo inevitavelmente mais desperto e menos permeável a uma noite reparadora.
6. Ter um bom edredão de inverno. Em vez de ter 5 mantas na cama, que vão deixá-lo mais desconfortável durante a noite, experimente a leveza de ter apenas um edredão ultra-quentinho, com penas de ganso. Isso vai facilitar a movimentação durante a noite, deixando-o com a temperatura corporal ideal. Faz mesmo toda a diferença!