A depressão Kristin foi a pior que já passou pelo país, provocando estragos sem fim, deixando parte do país às escuras e o cenário parece estar a tornar-se mais recorrente daquilo que era normal para Portugal. Daí a importância de termos em casa com Kit SOS fazer fazer face a um cenário difícil. Além de água e medicamentos, reunimos uma pequena lista de essenciais.
Rádio de emergência
Ter um rádio de emergência traz segurança e tranquilidade em situações críticas, como apagões, desastres naturais ou falhas na rede de comunicação. Permite receber informações oficiais em tempo real - avisos meteorológicos, orientações das autoridades e notícias importantes - mesmo quando a internet e o telemóvel não funcionam. Além disso, fornecem ainda eletricidade, com o seu funcionamento à manivela. Se procura um aparelho destes, sugerimos este, que pode ser carregado por energia solar ou à manivela, e nunca o vai deixar na mão numa situação limite. Com lanterna incorporada, carregador de telemóvel incorporado, é um SOS que deve ter sempre à mão e que o pode ajudar em falhas de energia, campismo
Manta térmica
As autoridades aconselham a que tenha sempre em casa destas mantas térmicas, que vão aquecê-lo em casa de um cenário inóspito e não ocupam espaço. Lembre-se que mais vale prevenir do que remediar e que ter em casa alguns destes exemplares não custa nada.
Kit Primeiros socorros
Esta é daquelas coisas que se ainda não tem em casa, deve mesmo comprar. Estará preparado para fazer os primeiros auxílios, em caso de uma emergência médica, o que pode ser essencial em tempos extremos.
Velas
Quase nunca nos lembramos das velas ou dos isqueiros/fósforos, mas a verdade é que quando a eletricidade falha, estas tornam-se essenciais para combater a escuridão. Tenha-as sempre num lugar onde as encontre facilmente.
Lanterna
A lanterna também foi outro objeto que caiu em desuso e que, na verdade, só nestas ocasiões nos apercebemos da falta que nos faz.