
A Comissão Europeia bem tinha alertado de que devíamos ter sempre à mão um kit de emergência, mas quase todos fizemos 'ouvidos de mercador'. Agora, o dia do apagão ibérico mostrou-nos o quão mal preparados estamos para responder a situações extremas, nas coisas mais básicas.
Entre a corrida aos supermercados, houve um fenómeno que não passou despercebido: a tentativa de comprar um rádio, que esgotou nos estabelecimentos abertos. Durante um dia em que estávamos literalmente às escuras, a rádio foi a única forma de nos atualizarmos sobre o que se passava no mundo. O que quer dizer que, se ainda não tem o seu, está na altura de fazer este investimento tão necessário.
De entre todos, escolhemos este porque tem tudo aquilo de que precisamos. Serve de lanterna, podemos carregar nele os nossos dispositivos como o telemóvel e a melhor parte é que, se não tiver pilhas, não precisa de se preocupar. Em situações extremas, pode ser recarregável à manivela ou com energia solar.
É perfeito porque acaba por concentrar num só dispositivo muitas das coisas de que precisamos, sendo um SOS que todos devemos ter nas nossas casas.