
A visita do Papa Francisco a Fátima esta agendada para 12 e 13 de maio, altura em que se comemora o centenário das aparições de Nossa Senhora aos 3 pastorinhos.
Foi a 23 de março que o Papa Francisco anunciou a aprovação da canonização dos dois pastorinhos Jacinta e Francisco, os mais jovens santos da Igreja Católica, um processo que estava pendente há mais 67 anos.
O Vaticano revelou apenas que o milagre que vai permitir a canonização dos dois irmãos está relacionado com uma criança brasileira.
Numa nota publicada na página do santuário lê-se ainda que a canonização "é a confirmação, por parte da Igreja de que alguém é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade".
Relembre-se que os dois pastorinhos estiveram, juntamente com a sua prima Lúcia, nas aparições de Nossa Senhora, em 1917, na Cova da iria. Francisco e Jacinta faleceram ainda crianças, vítimas de pneumonia e gripe. A Irmã Lúcia, terceira pastorinha, faleceu em 2005 aos 97 anos.
Francisco e Jacinta foram beatificados pelo papa João Paulo II, em Fátima, em 13 de maio de 2000.