'

Notícia

leitura

Para os amantes da leitura: vai começar o Festival Literário de Lisboa

Iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e terá início esta quarta-feira.
03 de maio de 2021 às 20:58
...
mulher a ler, mulher com livro, porta, livro, mulher à porta, mulher Foto: D.R.

Voltaram os eventos para aqueles que amam as páginas, as capas, os capítulos, as palavras…em suma, para quem os livros são uma segunda casa. O Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa, também denominado de Lisboa 5L, é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal da capital portuguesa e terá a presença de mais de 70 autores, decorrendo entre os dias 5 e 8 de maio.

O intuito será o de debater temas contemporâneos no que concerne a criação e produção da arte literária, com o rol de recintos a contemplar locais como o Teatro São Luiz, o Cinema Ideal ou o Cineteatro Capitólio, mas também as ruas e praças alfacinha.

Entre os nomes dos autores que marcarão presença estão os portugueses Valter Hugo Mãe, Pedro Mexia, Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares, e também os internacionais José Eduardo Agualusa, Ondjaki, Alberto Manguel ou Jesús Trueba, com o evento a ter adicionalmente a presença daqueles que também têm como obra-prima a nossa língua, mas através da música, como são exemplos Sérgio Godinho, Camané ou a rapper Capicua.

No âmbito do festival, cuja direção artística ficou a cargo de José Pinho, decorrerão inclusive vários eventos distintos, como ‘Cartas de Lisboa’ – sobre correspondência que data de há múltiplos séculos, à qual alguns artistas decidiram acompanhar de ilustrações pertinentes – ou os ‘Itinerários Literários’ –  um conjunto de percursos pela cidade de Lisboa, com ligações a autores de renome como Eça ou Camões.

Esta será a primeira edição deste festival, que teve início numa proposta do PCP em 2018, e que iria decorrer em maio de 2020, tendo sido naturalmente adiada devido à pandemia do novo coronavírus.

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever