
Um estudo recente acaba de deitar por terra a teoria de que os cães são mais inteligentes do que os gatos.
Afinal, qual o mais inteligente? Os resultados de uma investigação feita por cientistas japoneses não deixa margem para dúvidas: os felinos são tão inteligentes como os cães.
A equipa realizou vários testes mentais com felinos, entre eles para avaliar a resposta a gestos humanos, expressões faciais e emoções.
"Os gatos podem ser tão inteligentes como os cães, em oposição à visão corrente de que estes são mais espertos", declarou a psicóloga Saho Takagi, da Universidade de Kyoto, sublinhando que a pesquisa vai ter aplicações práticas. "Entender os gatos mais profundamente ajudará a criar um melhor relacionamento entre eles e os humanos", acrescentou.
Como foi feita a pesquisa? Os cientistas realizaram testes de memória em 49 gatos domésticos.
Colocaram-nos perante quatro tigelas de comida para ver se os bichos, num intervalo de 15 minutos se conseguiam lembrar de qual tigela já tinham comido e das que ficaram intactas. E lembraram-se. Ou seja, os gatos tal como os cães (de acordo com estudos anteriores), têm memória episódica - como a dos humanos. Ambos se recordam de momentos bons do passado, como de comer o seu alimento favorito.
Mas a dos felinos consegue ser mais longa, garantem os cientistas cuja pesquisa foi publicada em Janeiro na revista científica Behavioural Processes.