
Beijo francês, beijo esquimó, beijo inclinado, beijo drácula ou borbuleta ou, simplesmente, um beijo na bochecha. São várias as formas desta demonstração de amor e carinho que consiste em tocarmos com os nossos lábios noutra pessoa.
Veja os benéficos e fique a saber alguns factos fascinantes sobre o beijo.
1- AUMENTA A ESPERANÇA DE VIDASabe aqueles beijos de despedida, aqueles que dá antes de ir trabalhar, por exemplo? Pois, eles aumentam a esperança média de vida. Arthur Szabo, um professor de psicologia alemão, concluiu, em 1960, que os homens que beijavam as suas mulheres antes de irem trabalhar viviam cerca de 5 anos mais, faziam 20 a 30% mais dinheiro e tinham menos acidentes de aviação.
2 - DÁ SAÚDESistema imunitário das pessoas que se beijam tende a fortalecer-se. Um estudo holandês indica que um casal que se beija durante 30 minutos pode aumentar o número de células imunitárias contra determinadas alergias, bem como o número de proteínas que combatem os sintomas dessas alergias.
3 - EMAGRECEPelo menos, contribui para isso: um beijo nos lábios ajuda a queimar entre duas e seis calorias, dependendo da intensidade, visto que permite que 29 músculos faciais se movam.
4 - PREVINE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E AFASTA AS ENXAQUECASUm beijo apaixonado exerce uma pressão equivalente a 12 kg nos lábios e aumenta os batimentos cardíacos para 150 vezes por minuto. Isto significa que o coração bombeia um litro de sangue a mais do que é normal. Por isso, quanto mais beijar menos probabilidade tem de desenvolver doenças do foro cardiovascular ou de sofrer insónias e enxaquecas.
5 - ALIVIA O STRESSDurante o ato de beijar, o cérebro produz maiores níveis de oxitocina e de dopamina, hormonas relacionadas com o amor, com a excitação sexual e com empatia, e menores quantidades de cortisol, substância que nos torna mais stressados e ansiosos.
6 - FAZEM BEM AOS DENTESSegundo Matthew Messina, um dentista norte-americano, a produção de saliva aumenta durante o beijo e isso ajuda a combater as bactérias e vírus que se encontram na boca.
7 - MILHARES DE BACTÉRIASInvestigadores descobriram que se estiver a beijar durante 10 segundos, cerca de 80 milhões de bactérias são transmitidas entre si e o seu parceiro. E a sua saliva permanece na boca alheia durante três dias.
8 - 58 HORASO beijo mais longo foi dado na Tailândia: Ekkachai e Laksana Tiranarat beijaram-se, sem interrupções, durante 58 horas, 38 minutos e 58 segundos, em 2013.
9 - 100 ANOSO beijo mais antigo no cinema tem 100 anos e foi protagonizado por May Irewin e John Rice, no filme ‘The Kiss’, em 1896.
10 - PARA A DIREITASabia que a maioria das pessoas (o dobro até) inclina a cabeça para o lado direito quando está a beijar? O neurocientista Onur Güntürkün andou a observar beijos durante dois anos e chegou à conclusão que a minoria inclina a cabeça para o lado esquerdo.
11 - BEIJO EM PÚBLICOO ato de beijar em público, em casamentos, por exemplo, para selar um compromisso, foi introduzido pelos romanos.
12 - NÃO É TRANSVERSAL A TODAS AS CULTURASCerca de 10% da população mundial não se beija na boca. No Tibete mostra-se a língua e na Gronelândia encostam-se os narizes.