
O mundo começou a ouvir falar de Greta Thunberg a 20 de agosto de 2018, altura em que a jovem sueca faltou às aulas para se sentar à frente do parlamento da Suécia para protestar contra o Aquecimento Global do Planeta. Empunhava um cartaz onde se lia 'Skolstrejk för klimatet!' [Greve escolar pelo clima]. Um ano mais tarde, este protesto solitário contagiou milhares de estudantes no mundo inteiro que faltaram às aulas para chamar a atenção dos líderes políticos para os problemas do Ambiente.
Um ano mais tarde, este protesto solitário contagiou milhares de estudantes no mundo inteiro que faltaram às aulas para chamar a atenção dos líderes políticos para os problemas do Ambiente.
Mas quem é Greta Thunberg? Cresceu num ambiente familiar habituado á exposição mediática. A mãe, Malena Ernman, é cantora de ópera e o pai, Svante Thunberg, é ator e produtor. Além disso, é ele que gere a carreira artística da mulher e a agenda da jovem ativista ambiental.
Casados há 14 anos, os Thunberg vivem na capital sueca, Estocolmo, com as duas filhas, Greta e Beata, de 13 anos, que tal como a irmã também ela tem TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade]. Greta sofre também de Síndrome de Asperger, uma condição do universo do autismo.