
É um olhar único para o mundo da moda através da criatividade de Antonio Lopez, considerado pelo 'New York Times' como o "maior ilustrador de moda do mundo". A mostra 'Visionary Writing', que foi inaugurada esta sexta-feira, 5 de julho, vai estar patente até outubro no Centro Cultural de Cascais, numa iniciativa da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação dos Bairro dos Museus.
"Tudo parece fazer parte de um projeto stendhaliano para reunir os acontecimentos de um experiência descontínua numa narrativa coerente", diz Anne Morin, a curadora da exposição que reúne 69 desenhos originais de Antonio Lopez, mas também 62 sequências de Instamatics, 6 sequências de fotografias e muito mais.
Para Antonio Lopez a moda servia como pretexto para "expressar beleza, sensualidade, sexualidade, a vida e o tempo", na opinião de Anne Morin, que garante ser um olhar muito importante sobre a época em que o artista viveu.
Antonio Lopez nasceu em 1943 em Porto Rico e morreu em 1987 em Los Angeles, na Califórnia. Trabalhou, entre outros, com Karl Lagerfeld ou Yves Saint Laurent e foi publicado pela 'Vogue', 'The New York Times', 'Harper's Bazaar' ou 'Elle'.