'

Notícia

Saúde e Beleza

Champôs sem sulfato são melhor para o cabelo! Quem o garante são os especialistas. Conheça os benefícios

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em cuidar da saúde e dos impactos ambientais que certas decisões podem ter na sua vida. O sulfato é uma das preocupações por tratar-se de um elemento prejudicial aos cuidados capilares.
23 de novembro de 2022 às 17:02
...
Veja quais são os nossos truques para manter os cabelos saudaveis Foto: Cofina Media
Já pensou que o problema do seu cabelo estar seco ou frisado possa estar relacionado com a escolha do seu champô? É verdade, o problema pode estar nessa escolha. Se lavar o cabelo com um champô que contenha sulfato está a contribuir para prejudicar a saúde do seu cabelo.

O sulfato é um ingrediente muito invasivo, que funciona como um desengordurante poderoso para eliminar a oleosidade natural excessiva do couro cabeludo. A utilização deste componente na sua rotina de higiene acaba por lhe trazer prejuízos.

"A utilização de um produto com este ingrediente, faz com que os fios se tornem mais rígidos, elásticos, opacos e suscetíveis à quebra, algo que ninguém deseja", começou por dizer a Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP Karina Soeiro, explicando os prejuízos que este produto traz ao cabelo.

Assim, a escolha do champô é muito importante. Deve ter especial atenção aos componentes, optando por um champô que seje composto por ingredientes naturais e que não possua sulfato.

Esta escolha só lhe trará benefícios, tais como, uma lavagem menos agressiva do cabelo, pois não precisará de esfregar muito o cabelo à procura da espuma, bastando uma massagem suave no couro cabeludo e de seguida passar por àgua. 

"Quando é utilizado um champô livre de sulfatos, a limpeza é muito mais suave, retirando apenas a sujidade e a oleosidade em excesso dos fios, deixando a saúde da cutícula do fio intacta", mencionou ainda a consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, evidenciando os benefícios da utilização de um champô livre de sulfato.

Mas os benefícios não ficam por aqui. O châmpo sem sulfato é perfeito para pessoas que tenham o cabelo quimicamente danificado, pois irá manter o cabelo naturalmente mais hidratado e bonito. Ainda funciona muito bem com cabelos secos, uma vez que evitará que a oleosidade natural do cabelo seja retirada em excesso.

Para quem sofre com o cabelo frisado, esta é também uma excelente opção, na medida em que a oleosidade natural do cabelo será preservada e a limpeza do cabelo não o irá secar, nem retirar nutrientes do cabelo.

Por fim, a abulição deste ingrediente também é benéfica para o meio ambiente, pois os produtos que têm incorporado este tipo de ingrediente são tóxicos para os animais aquáticos. Outro aspeto é que por vezes para se produzir os óleos de coco e de palma que estão incorporados no Lauril Sulfato de Sódio muitas florestas são destruídas.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas