Notícia

Música

Digressão dos U2 chega a Portugal e promete gerar controvérsia

Bono Vox já anunciou que a banda irá exibir uma enorme bandeira da União Europeia, aparentemente como forma de protesto contra o Brexit.
30 de agosto de 2018 às 13:30
U2 regressam a Portugal este ano
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
U2
A digressão europeia dos U2 começa esta sexta-feira, dia 31, e passa por Portugal nos dias 16 e 17 de setembro. Apesar de ainda não ter começado, a digressão da banda irlandesa já promete causar polémica.

Tudo, porque Bono Vox, o vocalista, escreveu um texto para o jornal alemão 'Frankfurter Allgemeine', onde defende valores liberais e anuncia que, durante os concertos, será exibida uma enorme bandeira da União Europeia, como forma de protesto contra o Brexit.



"Os U2 começam uma digressão em Berlim esta semana e tivemos uma das nossas ideias mais provocadoras: durante o concerto, vamos agitar uma bandeira grande, luminosa, azul da União Europeia", começa por escrever Bono.

"A palavra patriotismo foi-nos roubada por nacionalistas e extremistas. Os verdadeiros patriotas procuram união acima de homogeneidade", afirma.



O cantor, de 58 anos, revela os seus receios de que a Europa se esteja a tornar xenófoba. "O respeito pela diversidade - a premissa de todo o sistema europeu - está a ser desafiado. A diversidade deve ser respeitada, celebrada e até incentivada", escreve.



Bono apela então à união da Europa, que está a ser posta em causa com a saída do Reino Unido. "Adoro as nossas diferenças: os nossos dialetos, as nossas tradições, as nossas peculiaridades, 'a essência da humanidade', como Hume disse. E acredito que elas ainda deixam espaço para aquilo a que Churchill chamou de 'patriotismo alargado': alianças plurais, identidades com camadas, ser irlandês e europeu, ser alemão e europeu, não uma coisa ou outra".

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;