
É um dos filmes mais aguardados e ambiciosos do ano: a nova versão de ‘Dune’, realizada pelo canadiano Denis Villeneuve reúne um elenco de luxo numa reinterpretação da obra de Frank Herbert, de 1965, após o sucesso do filme homónimo de David Lynch em 1984. A estreia já teve várias datas agendadas, inicialmente no final de dezembro de 2020, depois, no dia 1 de outubro deste ano, até finalmente a 21 de outubro – 22, nos Estados Unidos.
Para além de Villeneuve, que depois de filmes como ‘Raptadas’, ‘O Homem Duplicado’ (baseado na obra de José Saramago), ‘O Primeiro Encontro' e ‘Blade Runner 2049’, ganhou uma presença no universo mainstream ao qual chegou em 2010 com o aclamado ‘Incendies - A Mulher que Canta’, também o elenco é uma das atrações. Timothée Chalamet, Zendaya Coleman, Oscar Isaac, Jason Momoa, Javier Bardem e Stellan Skarsgard são apenas alguns dos nomes que poderá ver no grande ecrã, acompanhados pela banda sonora de Hans Zimmer.
O filme de ficção científica é focado no jovem Paul Atreides, interpretado por Chalamet, que cresce num mundo repleto de batalhas políticas entre entidades planetárias, que procuram obter a substância mais valiosa do universo que providencia superpoderes e permite aumentar a esperança de vida, que se encontra no perigoso planeta Arrakis, informalmente conhecido como Dune. Paul, que rege o planeta Caladan, é enviado a Dune junto da família, onde irá enfrentar várias ameaças.
Está planeado que esta seja a primeira de duas partes da história, com Villeneuve a confirmar que já começou a escrever a sequela, mas o que se sabe é que a materialização da segunda metade está dependente do sucesso do primeiro filme. Caso isto aconteça, tudo estará a postos para que o trabalho recomece em breve.