
As quarentenas têm sido um período fértil em iniciativas culturais, com o intuito de contornar a situação difícil pela qual passa este setor. Uma destas iniciativas foi elaborada pela Medeia Filmes e tem o título de ‘Quarentena Cinéfila’, iniciando-se em março de 2020, durante o primeiro confinamento obrigatório, tendo regressado em janeiro deste ano, após o anúncio de novo isolamento. Poderá, então, a partir do site da Medeia Filmes assistir gratuitamente a vários filmes.
Dentro deste projeto, estreou, dia 11 de fevereiro, um novo programa, intitulado ‘Raridades’, onde está incluído ‘A Uma Hora Incerta’, filme de 2015, com realização e argumento de Carlos Saboga (que também escreveu alguns sucessos do cinema português como ‘Linhas de Wellington’ ou ‘Mistérios de Lisboa’), e que conta com Pedro Lima, ao lado de nomes como Joana Ribeiro, Paulo Pires e Filipa Areosa. O ator, que faleceu no passado mês de junho, encarna a personagem Jasmim, numa película passada em Lisboa dos anos 40.
Os restantes filmes a que pode assistir nos próximos dias são ‘Eu e Tu’, de Bernardo Bertolucci, ‘Road to Nowhere – Sem Destino’, de Monte Hellman, ‘Boom for Real – A Adolescência Tardia de Jean-Michel Basquiat, de Sara Driver, e, finalmente, ‘Asas’, de Larisa Shepitko.