
O antigo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o cantor Bruce Springsteen uniram-se para um projeto para a plataforma de streaming musical Spotify. O podcast chama-se ‘Renegades: Born in the USA’, inspirado no famoso tema do artista, lançado em 1984.
"Em princípio, eu e o Bruce não temos muito em comum. Ele é um branco, nascido numa pequena vila em Nova Jérsia, eu sou um negro nascido no Havai, com uma infância que me levou à volta do mundo", palavras de Obama no início do episódio inaugural do podcast, onde, em conjunto com o ‘Boss’, discute temas sobre a sua vida pessoal e sobre o estado de coisas nos Estados Unidos: de facto, de acordo com o ex-presidente, "trabalho, família e América" são as palavras que unem os dois nas "viagens paralelas" que viveram. Obama e Bruce conheceram-se em 2008, quando o autor de 'Born in the USA' aceitou fazer um dos tradicionais concertos que acontecem nas campanhas presidenciais, tendo também tocado na tomada de posse do 44.º presidente norte-americano.
Os primeiros dois episódios já estão disponíveis no Spotify, sendo o primeiro uma introdução à amizade entre os dois e o segundo, denominado de ‘Pele Americana: Raça nos Estados Unidos’, uma reflexão sobre as suas primeiras experiências pessoais com o racismo. A série terá oito capítulos no total.
Este podcast nasce de um acordo entre os Obamas e a plataforma sueca, com a antiga primeira-dama Michelle a já ter sido autora de um podcast de sucesso em 2019, denominado de ‘The Michelle Obama Podcast’. Recorde-se que o casal também possui uma parceria com a Netflix através da sua empresa de produção de filmes e séries.