Trautear as músicas dos GNR é também conhecer um pouco da história da cultura artística em Portugal. A banda, que tem um carisma especial devido à sua 'Pronúncia do Norte', marcou várias gerações e continua a ser hoje um caso de revivalismo e sucesso. Talvez por isso, a sua história suscite tanta curiosidade.
Se está entre a legião de fãs ou quer simplesmente entender melhor o fenómeno, tem de passar pela Praça Central do Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia, onde os 45 anos de carreira da banda icónica é revisitada através de elementos físicos. Ao todo há 70 peças em exposição a contar os dias de sucesso do grupo constituído por Rui Reininho, Jorge Romão e Tóli César Machado.
A exposição, intitulada de 'GNR: Os Primeiros 45 anos", está patente até ao dia 21 de outubro, e pretende dar a conhecer um lado mais intimista da banda, de forma gratuita. E claro, porque esta exposição não seria a mesma coisa sem música de fundo, poderá conhecer a história dos GNR ao mesmo tempo que canta alguns dos seus temas favoritos.
Mas como melhor do que a reprodução é ouvir o original, no dia 27 de setembro, às 21h30, haverá mesmo um concerto para os fãs no centro comercial.