A pandemia de covid-19 tem sido uma tormenta aparentemente interminável para os profissionais de saúde. Enquanto muito do resto da população está confinada, aqueles que combatem a pandemia na linha da frente têm passado por momentos com um elevado grau de dificuldade, expondo-se ao vírus para conseguir salvar o máximo de vidas possível, resultando em consequências não só para o seu bem-estar físico, como para a sua saúde mental.
A apreciação, por parte dos portugueses, pelo trabalho destes profissionais tem levado ao surgimento de várias iniciativas que têm o intuito de auxiliar o quotidiano dos hospitais, para que a população consiga ajudar na remoção de alguns obstáculos ao trabalho de médicos e enfermeiros.
Nas linhas abaixo, poderá conferir algumas das iniciativas no combate ao cenário pandémico que têm ganhado notoriedade, o seu intuito e, se for o caso, como poderá ajudar
#HelpToCare
Uma iniciativa da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra que oferece a quem está na linha da frente a oportunidade de ter consultas gratuitas de psicologia e psiquiatria, para assegurar a saúde mental dos profissionais.
Servir Heróis
Este projeto une a casa de apostas Betano com a associação de restaurantes Pro.Var e destina-se a cobrir os custos de refeições aos profissionais de saúde, entregando-os nos locais de trabalho. A iniciativa está a decorrer ao longo de um período de 10 dias e cobre hospitais que têm estado no foco da pandemia como o Santa Maria, em Lisboa, e o Pedro Hispano, em Matosinhos, com dezasseis restaurantes a unirem-se para ajudar.
Iniciativa Solidária
Criada por Ana Catarina Valente, tem o mesmo intuito da Help to Care, oferecendo-se, através da sua página de Facebook, a associar psicólogos a profissionais, entre SNS, setor social e lares, que necessitem de apoio psicológico ou suporte emocional. De acordo com declarações da fundadora à rádio TSF, já começaram a receber vários pedidos de apoio, relacionados com a dificuldade em gerir o stress desta situação complicada.
Aconchegar
Um projeto que pretende aumentar os equipamentos disponíveis nos locais que prestam cuidados de saúde. Os resultados têm sido soberbos, com a angariação a ter já permitido a oferta de 200 camas a hospitais, sendo que o objetivo é o de os munir não só no período pandémico, mas também para o futuro. Poderá doar através de MBWay e saber mais no site aconchegar.pt.
Socorrer a Linha da Frente
O movimento Socorrer a Linha da Frente apareceu com o intenção de doar produtos que de momento escasseiam aos profissionais de saúde. No site da iniciativa estão listados alguns tipos de bens dos quais existe necessidade, que incluem cápsulas de café, produtos de higiene ou bebidas energéticas, assim como o processo necessário para os doar. É também possível doar monetariamente, se for essa a vontade.