
Nas últimas 24 horas as redes sociais encheram-se de lábios vermelhos. E a culpa é do comentário pouco agradável de André Ventura sobre Marisa Matias. Anónimos e famosos foram solidários contra a candidata presidencial alvo de comentários sexistas do líder do Chega.
Durante o comício que organizou em Portalegre, André Ventura, teceu alguns comentários pejorativos sobre os seus concorrentes às presidências. Entre eles a candidata do Bloco de Esquerda."A Marisa Matias não está bem em termos de imagem", começou por declarar o candidato da extrema-direita. "Pinta os lábios como se fosse uma coisa de brincar".
O comentário machista não passou despercebidos e rapidamente, homens e mulheres, dos mais variados campos da política, entretenimento...de todos os modos de vida criaram um movimento contra aquilo que intitulam de "candidatura fascista" do líder do Chega. Sobre o nome #vermelhoembelém, #redlips, #fascismoembelemnao manifestaram o desagrado contra esse comentário... pintando os lábios de vermelho.
Mas nem todas as figuras figuras quiseram estar a associadas a um facto político ou a uma polémica. Houve ausências sentidas... pelo silêncio. Caso de Cristina Ferreira, Ruben Rua ou Cláudia Vieira.
Do lado oposto, a assumir a cidadania e desaprovação do comentário mostraram estar, entre muitos outros, César Mourão, João Baião, Bruno Nogueira, Diogo Infante, Jéssica Atahýde, Herman José, José Carlos Malato, Tânia Ribas de Oliveira, Marisa Cruz entre muitos, muitos outros.
Percorra a fotogaleria em cima e descubra muitos dos rostos que não deixaram passar em claro as palavras de Ventura e se associaram.