'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Futebol

Quem é Catarina Campos, a mulher que vai fazer história no futebol português?

A natural de Viseu vai ser uma das estrelas do próximo fim de semana, no regresso da I Liga.
26 de março de 2025 às 20:13
Quem é Catarina Campos, a mulher que vai fazer história no futebol português

O duelo entre Casa Pia e Rio Ave, da 27.ª jornada da Liga Betclic, sábado às 15:30 em Rio Maior, vai entrar para a história do futebol português, ao ser o primeiro do escalão principal a ter uma mulher a arbitrar.

A protagonista histórica será Catarina Campos, árbitra de 39 anos de idade, que nesse duelo terá como assistentes uma equipa 100% feminina, composta por Andreia Sousa e Vanessa Gomes.

Este trio, curiosamente, estará esta quinta-feira num dos mais importantes da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Man. City, dos quartos de final da prova feminina.

Na Liga Meu Super (II Liga) também haverá uma mulher a apitar, com Sandra Bastos ao comando da partida entre Benfica B e Ac. Viseu, tendo Sandrine Santos e Vasco Marques como auxiliares. Sandra Bastos será a segunda mulher de sempre a apitar na 2ª Liga, depois de Catarina Campos ter comandado dois jogos.

Mas quem é Catarina Campos, a mulher que continua a fazer história no futebol português? Nascida há 39 anos em Viseu, e formada em Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Viseu, mudou-se sozinha para Lisboa, na perspetiva de encontrar trabalho na área do jornalismo. Mas, em 2008, acabou por tirar o curso de arbitragem, na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 23 anos. A estreia foi em Sintra, no escalão de iniciados, no campeonato distrital de Lisboa.

Árbitra internacional desde 2018, Catarina Campos faz parte da categoria de elite da UEFA há cerca de um ano e meio, tendo sido uma das árbitras a receber as insígnias FIFA para 2025.


Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável