Notícia

Saúde

Toma medicamentos para a azia? Atenção aos efeitos secundários

O Infarmed lançou uma campanha de alerta para o uso prolongado dos fármacos para combater a acidez de estômago que pode originar graves efeitos secundários.
08 de março de 2017 às 20:13
...
Toma medicamentos para a azia? Atenção aos efeitos secundários

O Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento) lançou uma campanha de alerta para os riscos associados à ingestão incontrolada de medicamentos para combater a azia no estômago.

É que estes medicamentos contém omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol, esomeprazol e dexlansoprazol, substâncias que podem causar uma série de agravamentos na nossa saúde.

O uso recomendado é de um período de 14 dias, caso haja um prolongamento do uso desses medicamentos existe um risco de efeitos adversos como infecções gastrointestinais; fracturas ósseas; hipomagnesémia; deficiência de vitamina B12 e lúpus eritematoso cutâneo subagudo.

Nos últimos cinco anos, a venda destes fármacos para combater a azia no estômago teve um aumento de 30%, o que levou o Infarmed a realizar esta campanha. 

 "Parte deste crescimento pode estar associado ao uso de situações clínicas desadequadas ou à utilização por um período demasiado longo", lê-se no comunicado deste organismo.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;