'

NOVA EDIÇÃO FLASH!

Não perca a edição especial nas bancas ou Epaper

Ilustração da revista Flash!
Comprar Epaper
Pets and Company

Lobos voltam a atacar e criadores fazem soar o alarme: "Não podemos continuar assim"

Com prejuízos acumulados e compensações consideradas insuficientes, produtores do Norte do País denunciam uma situação cada vez mais difícil. O tema ganhou nova força após um protesto que reuniu dezenas de criadores.
Animais como lobos e gatos pretos são associados ao Halloween por folclore e superstições
Animais como lobos e gatos pretos são associados ao Halloween por folclore e superstições

Os ataques de lobos a animais de criação estão a voltar a gerar preocupação entre produtores do Alto Minho e de Trás-os-Montes. Criadores queixam-se de prejuízos avultados e defendem que o atual sistema de compensações precisa de responder de forma mais rápida e adequada às perdas sofridas. O tema voltou a ganhar força nos últimos dias, depois de uma manifestação de produtores no Planalto Mirandês.

Mais de meia centena de pastores e criadores de gado participaram, a 6 de setembro, numa concentração no Naso, em Miranda do Douro, com palavras de ordem como "Lobos protegidos, produtores falidos". Os participantes, provenientes de concelhos como Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro, mostraram fotografias dos danos provocados pelos ataques e defenderam alterações ao sistema de indemnizações. Segundo relatos divulgados pela Lusa, há produtores que dizem estar há mais de um ano à espera do pagamento de compensações.

.

você vai gostar de...


FLASH! Life & Style As últimas tendências sobre Lifestyle, estilo e moda e beleza.
(Enviada 2ª a 6ª)