'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Sexo

Tempo de dizer adeus

Se não está feliz na sua vida afetiva é tempo de ponderar se deve ou não colocar um ponto final no seu relacionamento.
29 de setembro de 2016 às 00:00
sexoEafetos_697
sexoEafetos_697 Foto: Getty Images

Terminar uma relação é uma decisão demasiado complexa para ser tomada sem certezas. É um assunto difícil, não só para quem toma a decisão, mas para quem recebe essa decisão.

No entanto, e depois de chegar à conclusão de que não vale a pena continuar, não adie a conversa. Acima de tudo seja sincera consigo mesma e não se iluda.

Se o seu companheiro a tem magoado, se faz coisas que não aprova, se tem um defeito que não consegue contornar, ele não vai mudar. As pessoas não mudam!

"Durante cerca de cinco anos vivi um relacionamento que não me deixava feliz. Quando fomos viver juntos eu já desconfiava de traições, mas sempre relativizei.

Com o passar dos anos e apesar de vivermos na mesma casa, cada vez fazíamos menos coisas juntos. Um dia acordei e dei por mim a analisar a minha vida.

Dividia a casa com um homem, não mais do que isso. Não o amava, não era feliz. Sentia--me mais sozinha do que quando vivia sozinha. Estava cansada de fingir que tinha uma relação saudável perante a família e os amigos.

Ele nunca foi rude ou mal educado comigo. Simplesmente eu não lhe dizia nada, não lhe dizia nada como mulher. Não digo que me quisesse mal, mas não me amava.

Por isso o que quer que ele sentisse para mim não chegava. Decidi que era tempo de dar a volta. Procurei um apartamento para mim. E quando encontrei um sítio onde ficar decidi ter uma conversa com ele.

Foi um momento duro, difícil. Acho que ele nunca esperou que eu fosse capaz de sair de casa, de começar do zero. Mas a verdade é que me libertei. Os tempos que se seguiram não foram fáceis.

Os familiares e amigos nem sempre foram compreensivos. Já eu senti-me de novo eu mesma. E aos poucos voltei a sorrir, a sentir-me de bem com a vida.

Hoje sei o meu valor e estou preparada para voltar a ter uma relação", contou Susana F. No momento de informar o seu companheiro que está na hora de colocar um ponto final, faça-o cara a cara e não lhe atire culpas.

Não seja bruta e não o ofenda por mais triste e magoada que possa estar. Lembre-se de que partilharam uma vida e que nem todos os momentos foram maus na vossa relação.

Terminar de forma calma e sensata irá facilitar a maneira como vai lidar com os momentos que se seguirão, em que estará sozinha. Mas de qualquer forma prepare-se para sentir culpa e remorsos, é normal e inevitável.

Muito embora tenha sido uma decisão pensada, muitas vezes, os familiares e amigos não estarão ao seu lado. Mas não se esqueça de que a pessoa mais importante na sua vida é você e que se não é feliz, está na hora de mudar!

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável