'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Lar

Há coisas em sua casa que tem de deitar fora já!

Conheça a validade de 15 objetos que tem em casa. Fora de prazo são um perigo para a saúde. Ora veja quais são.
Por Inês Neves | 24 de janeiro de 2017 às 15:46
casal
casal Foto: iStock

Recusa deitar fora a sua escova de cabelo antiga porque acha que ainda está boa? Não sabe há quanto tempo tem a mesma almofada? E as suas pantufas? Estará na altura de trocar a esfregão da loiça?  

Algumas das coisas que tem em casa, têm um prazo de validade a devem ser respeitados. Acabe com as dúvidas e saiba quando deve deitar fora alguns objetos domésticos.

ALMOFADAS

Validade: 2 a 3 anos.

Mas se for de látex ou viscoelástica pode durar em média 15 anos. O seu revestimento deve ser substituído ao fim de cinco anos devido à transpiração.

CHINELOS OU PANTUFAS

Validade: dura menos de um ano, cerca de 6 meses.

São aconchegantes, mas são, também, um ambiente adequado para a propagação de infecções fúngicas. Portanto, não se esqueça de lavar seus chinelos com a maior frequência possível.

ESPONJA DO BANHO

Validade: 3 a 4 meses.

Não fazem assim tão bem à saúde e já foi desaconselhado o seu uso, pois é um objecto que aloja muitas bactérias e fungos.

TOALHA

Validade: 1 a 3 anos.

Não lavamos na máquina as toalhas após cada banho. O mais é comum é pendurá-las. O problema destas toalhas húmidas é que são o ambiente ideal para o crescimento de bactérias.

ESCOVA DE DENTES

Validade: 3 meses.

Todos nós sabemos que devemos substituir as escovas de dentes quando as cerdas começam a ficar gastas. Mas sabia que, também, deve comprar uma nova após uma gripe ou constipação? Isto se não quiser ficar doente outra vez a partir dos germes.

ESCOVA DE CABELO

Validade: 1 ano.

As escovas de madeira têm uma duração superior às de plástico que, ao fim de poucos meses, devem ser substituídas.

SOUTIÃ

Validade: 1 a 2 anos.

Não duram para sempre. Assim que começam a dobrar-se, a perder a forma e elasticidade, se o sente muito grande ou muito pequeno ou torna-se desconfortável, é hora comprar um novo.

TÉNIS DE CORRIDA

Validade: 1 ano.

Ou assim que os seus ténis atinjam os 400 ou 500km, deve trocá-los, pois o seu amortecimento deixa de ser o ideal e pode provocar lesões.

CHUCHAS DE BEBÉ

Validade: 5 semanas a 2 meses

ESPECIARIAS

Validade: 1 a 3 anos.

Mas se são frescas durarão poucos dias, se são secas podem durar vários anos (desde que sejam bem armazenadas)

ESPONJAS E ESFREGÕES

Validade: 4 dias a 1 mês.

Depende dos cuidados de utilização e lavagem.Troque-a quando se começarem a soltar partículas e/ou se se tornar pegajosa ou escura. Lave-a após cada utilização e mantenha-a seca.

EXTINTORES

Validade: 15 anos.

Mas devem ser inspecionados anualmente.

ESFREGONA

Validade: 3 meses.

Um pavimento mais áspero estraga-a mais. Deve ser trocada quando começa a não enxugar bem. Lave com detergente após utilizá-la e deixe-a secar com o cabo virado para baixo.

PIAÇABA

Validade: entre 8 meses a 1 ano.

Deve ser trocada quando os pêlos começam a ficar gastos e quando começa a ganhar um tom mais amarelado. Deve ser frequentemente desinfectada.

LÂMINAS

Validade: não mais de 6 meses.

Se começam a enferrujar, devem ser deitadas fora. E não devem ser guardadas em espaços húmidos, sob o risco de ganharem ferrugem mais facilmente.

Leia também
Leia também

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável